quinta-feira, 8 de julho de 2010

HÁ EXATOS 13 ANOS O BOTAFOGO FAZIA O VASCO REBOLAR EM PLENO MARACANÃ !!


Gonçalves erguendo a taça

Me lembro desse dia como se fosse hoje e exatos 13 anos depois, no dia 8 de julho de 1997, o nosso atual técnico Joel Santana conquistava seu primeiro título Carioca à frente do comando do Botafogo ao vencer o Vasco por 1 a 0, no Maracanã.
Os torcedores viram o até então o desconhecido Dimba sair do banco de reservas e fazer o Vasco rebolar, marcando o gol responsável pelo 17º Estadual do Glorioso.
Várias situações, durante esse ano nessa disputa, fizeram com que o título fosse ainda mais comemorado por nós torcedores alvinegros. Na ocasião, devido uma mudança no regulamento, o Carioca seria disputado em três turnos.O Botafogo venceu os dois primeiros.
Na final da Taça Guanabara contra o Cruzmaltino, Gonçalves marcou o gol da vitória no Maraca com mais de 80 mil pessoas nas arquibancadas. Após vencer também a Taça Rio, deixamos escapar o último turno ao perder para Fluminense e Vasco.
Sendo assim, novamente botafoguenses e vascaínos fizeram a reedição do clássico na finalíssima do Carioca. Comandado por Edmundo, que "dançou" (literalmente) na frente de Gonçalves em um lance na lateral onde tinha o domínio da bolao, o Vasco era tido como favorito a levar a competição e antes da partida, houve muitas provocações pelo lado dos jogadores do Vasco. Mas tudo isso fez com que brilhasse o espírito da Estrela Solitária e assim nos consagramos Campeões Carioca depois de 7 anos, após o bicampenato!

Com o título, Joel Santana se transformou no "Rei do Rio" por causa das passagens vitoriosas pelo futebol carioca.

BOTAFOGO 1 x 0 VASCO Data – 08 / 07 / 1997 Local – Maracanã

Gol – 1° tempo: 0 a 0; Final: Botafogo 1 a 0, Dimba

Botafogo – Wagner, Wilson Goiano, Jorge Luiz, Gonçalves e Jefferson; Marcelinho Paulista, Pingo, Djair e Aílton (Marcelo Alves); Bentinho e Dimba (Róbson).
Técnico: Joel Santana.

Vasco – Caetano, Pimentel, Moisés, Alex e Felipe; Luisinho, Fabrício, Juninho (Luiz Cláudio) e Ramon (Brener); Pedrinho e Edmundo.
Técnico: Antônio Lopes.

Como diz o velho ditado:
" QUEM DANÇA POR ÚLTIMO, DANÇA MELHOR!!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário