sábado, 21 de agosto de 2010

COPA LIBERTADORES: UM SONHO PARA 2012


Sonho de consumo de todos os times brasileiros, para nós BOTAFOGUENSES a Libertadores, não nos traz muita sorte. Esse ano de 2011 temos três chances de disputar o torneio mais importante das Américas, a Copa do Brasil, Brasileirão e a Sulamericana.
Vamos acreditar que esse ano possa ser diferente do fim de 2010 e assim conquistarmos nossa vaga para a disputa e quem sabe, se Deus quiser, seguindo a visão humorada e futurística do alvinegro Marcelo Adnet em seu programa na MTV, seremos Campeões da Libertadores em 2012. Veja no link abaixo:




Além da Copa Conmebol de 1993, que conquistamos ao derrotar o Peñarol na final, o Botafogo participou três vezes da Copa Libertadores da América. Nas três edições que disputou, a equipe foi eliminada duas vezes nas semifinais (1963 e 1973) e uma vez na segunda fase (1996).
Nas três participações alvinegras na competição sul-americana, a equipe disputou 25 partidas. Conquistou 12 vitórias, empatou cinco vezes e perdeu outras oito. Foram 42 gols marcados e 37 sofridos


Copa Libertadores da América 1963


A quarta edição da Copa Libertadores da América foi disputada por nove clubes de oito países da América do Sul. O Santos se sagrou bi-campeão ao derrotar o Boca Juniors na final. A equipe santista começou a Libertadores de 1963 nas semifinais, por ter vencido a edição anterior. Pela primeira vez o Brasil enviava mais de uma equipe na mesma edição. Santos (Campeão da Libertadores e da Taça Brasil de 1962) e Botafogo (Vice-campeão da Taça Brasil de 1962) foram os representantes brasileiros.


Todas as equipes da Taça Libertadores da América de 1963
Argentina - Boca Juniors
Brasil - Botafogo | Santos
Chile - Universidad de Chile
Colômbia - Millonarios
Equador - Everest
Paraguai - Olímpia
Peru - Alianza Lima
Uruguai – Peñarol


Situação dos clubes brasileiros na Taça Libertadores da América de 1963
• Botafogo - Elinimado nas semifinais. O Botafogo foi o primeiro lugar do Grupo 1 na Primeira Fase, superando o Alianza Lima, do Peru, e o Millonarios, da Colômbia. Na semifinal, a forte equipe carioca não resistiu ao Santos de Pelé, Zito, Pepe, Coutinho e Cia.


Jogos da Taça Libertadores da América de 1963
Jogos do Grupo 1 - Primeira Fase
24/04 - Alianza Lima 0 x 0 Millonarios - Lima
26/05 - Millonarios 0 x 1 Alianza Lima - Bogotá
30/06 - Alianza Lima 0 x 1 Botafogo - Lima
07/07 - Millonarios 0 x 2 Botafogo - Bogotá
21/07 - Botafogo 1 x 0* Millonarios - Rio de Janeiro
24/07 - Botafogo 2 x 1 Alianza Lima - Rio de Janeiro
* O Botafogo venceu o jogo por WO. A equipe do Millonarios desistiu do jogo e o resultado foi proclamado 1 a 0 para o clube carioca.


• Santos - Campeão. O Santos começou a campanha do segundo título da Libertadores nas semifinais. A equipe santista começou nesta fase devido ao campeonato vencido no ano anterior. Nas semifinais o Santos eliminou o Botafogo com um empate em São Paulo e uma goleada em pleno Maracanã. Nas finais duas vitórias sobre o Boca Juniors garantiram o segundo título santista da Taça Libertadores.


Jogos do Grupo 1 - Semifinais
07/08 - Peñarol 1 x 2 Boca Juniors - Montevidéu
15/08 - Boca Juniors 1 x 0 Peñarol - Buenos Aires


Jogos do Grupo 2 - Semifinais
22/08 - Santos 1 x 1 Botafogo - São Paulo
28/08 - Botafogo 0 x 4 Santos - Rio de Janeiro


Jogos das Finais
04/09 - Santos 3 x 2 Boca Juniors - Maracanã - Rio de Janeiro
11/09 - Boca Juniors 1 x 2 - Santos - La Bombonera, Buenos Aires


Copa Libertadores da América 1973


A Copa Libertadores da América de 1973 foi vencida pelo Independiente. A equipe argentina conquistou seu quarto título da Libertadores. Palmeiras e Botafogo (Campeão e Vice do Campeonato Brasileiro de 1972) foram os representantes brasileiros da Libertadores de 1973.


Todas as equipes da Taça Libertadores da América de 1973
Argentina - Independiente | River Plate | San Lorenzo
Bolívia - Jorge Wilstermann | Oriente Petrolero
Brasil - Botafogo | Palmeiras
Chile - Colo-Colo | Unión Española
Colômbia - Deportivo Cali | Millonarios
Equador - El Nacional | Emelec
Paraguai - Cerro Porteño | Olímpia
Peru - Sporting Cristal | Universitário
Uruguai - Nacional | Peñarol


• Botafogo - Eliminado nas semifinais. Na primeira fase o alvinegro foi o primeiro lugar no grupo B (Palmeiras, Nacional e Peñarol). Na fase seguinte, a equipe carioca ficou em terceiro lugar no grupo que tinha Colo-Colo e Cerro Porteño. Apenas o vencedor da chave disputou a final.


Copa Libertadores da América 1996


A Copa Libertadores da América de 1996 foi vencida pelo River Plate. A equipe argentina conquistou seu segundo título da Libertadores. Grêmio (Campeão da Libertadores de 1995), Botafogo (Campeão do Campeonato Brasileiro de 1995) e Corinthians (Campeão da Copa do Brasil de 1995) foram os representantes brasileiros da Libertadores de 1996.


Todas as equipes da Taça Libertadores da América de 1996
Argentina - River Plate | San Lorenzo
Bolívia - Guabirá - San José
Brasil - Botafogo | Corinthians | Grêmio
Chile - Universidad Católica | Universidad de Chile
Colômbia - América de Cali | Junior
Equador - Barcelona | Espoli
Paraguai - Cerro Porteño | Olímpia
Peru - Sporting Cristal | Universitario
Uruguai - Defensor Sporting | Peñarol
Venezuela - Caracas | Trujillanos


• Botafogo - Eliminado nas oitavas-de-final. A equipe carioca ficou em terceiro lugar no grupo 4 da primeira fase. O grupo do Botafogo foi composto por equipes brasileiras e chilenas (Corinthians, Universidad Católica e Universidad de Chile). Nas oitavas-de-final o Botafogo foi eliminado pelo Grêmio.


Como curiosidade desta última Libertadores que participamos em 1996, ficou marcado para nós torcedores e na imprensa, o gol de calcanhar do Túlio, humilhando e empurrando a bola na rede pra delírio da torcida do Maracanã.


 BOTAFOGO 4x1 UNIVERSIDAD CATÓLICA (CHI)
» Gols: Túlio (2) (o segundo foi de ‘calcanhar’), Dauri e Bentinho (Botafogo); Caro (UC)

» Competição: Taça Libertadores
» Data: 27/03/1996
» Local: Maracanã, Rio de Janeiro
» Árbitro: Paolo Borgossano
» Botafogo: Wagner, Perivaldo (Moisés) (Silas), Wilson Gottardo, Gonçalves e Paulo Roberto Prestes; Jamir, Uidemar, Beto e Dauri (Mauricinho); Bentinho e Túlio. Técnico: Marinho Peres
» Universidad Católica: Tapia, Rodrigo Gomez, Vasquez, Ardinam e Lepe; Lizama, Salinas (McNiven), Jorge Gomez e Ceballos (Caro); Catê e Rozental. Técnico: Manuel Pellegrini



Veja o Vídeo do gol do Túlio: http://www.youtube.com/watch?v=T5kjnuSbKzM

Saudações Alvinegras

Um comentário:

  1. Eu queria saber se alguém sabe o que aconteceu com o Silas que era um ótimo jogador na época e acabou brigando com o Moisés e foi mandado embora , e quem acabou ficando foi o Moisés que não jogava nada. Por Onde anda o Silas , Meio campo do Botafogo em 1996? Se alguem souber me mande. infowest10@yahoo.com.br

    ResponderExcluir