sábado, 21 de agosto de 2010

INAUGURAÇÃO DE ESTÁTUAS: JAIRZINHO 21/08/2010


"BOTAFOGUENSES", assim denominam-se esses torcedores fanáticos, que os seguem, cultivam suas histórias, reverenciam seus heróis, suas glórias e tradições dentro e fora de campo. Tudo isso faz com que ela seja diferenciada e especial diante dos olhos dos demais mortais. Uma torcida capaz de promover – sozinha – uma comemoração maravilhosa como a de ontem.
Essa iniciativa de fazer e eternizar seus heróis, partiu de um grupo de torcedores que, sem ajuda de incentivos fiscais, elaboraram um projeto de arrecadação de fundos e os coloca em prática. Cada um que se interessou e colabora financeiramente com o projeto, recebe uma miniatura do jogador.
Á partir dessa idéia, foram feitas três estátuas até o exato momento. Nilton Santos eterno "Encicoplédia do Futebol", Mané Garrincha o "Anjo das Pernas Tortas" e Jairzinho "Furacão da Copa de 70" são imortalizados mais do que nunca no HALL de nossos corações e na entrada de nosso glorioso estádio ENGENHÃO.
Os monumentos são criações do artista plástico Edgar Duvivier, todas tem dois metros e meio de altura, com mais dois de pedestal, e pesam cerca de 400 quilos cada. As estátuas são confeccionadas todas em bronze e retratam os atletas.


A estátua mostra Jairzinho comemorando um dos seus 292 gols da carreira e único jogador a marcar gols em todas as partidas de uma mesma edição da Copa do Mundo. Começou a carreira no Botafogo no fim dos anos 50, e defendeu o time da Estrela Solitária até 1974, tendo marcado 191 gols. Em 1981, retornou ao clube para encerrar a carreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário