domingo, 11 de abril de 2010

AMARILDO


Amarildo Tavares da Silva
29/07/1940
Campos - Rio de Janeiro

No Botafogo substituiu Paulo Valentin e foi bicampeão carioca em 61/62, integrando um quinteto ofensivo com Garrincha, Didi, Quarentinha e Zagallo.
Rápido, oportunista, bom finalizador, foi apelidado de Possesso pela raça como disputava todas as jogadas. De técnica apurada, caiu como uma luva no ataque do Botafogo.
Jogou pouco tempo pelo Botafogo, porém mais do que o suficiente. Foi artilheiro do Campeonato Carioca e marcou mais de 120 gols com a camisa Alvinegra, na Copa de 1962 ( Quando jogou com Didi, Nilton Santos e Garrincha, o esquadrão alvinegro) substituiu muito bem o rei Pelé.
Amarildo pode ser considerado um jogador de azar. Craque de bola, raçudo, ídolo no Botafogo, teve um "defeito" que o atrapalhou em suas convocações para a seleção brasileira: jogava na mesma posição de Pelé, o melhor do mundo.
Por outro lado, pode ser considerado um jogador de sorte. Na Copa de 1962, Pelé se machucou no segundo jogo, e sobrou para Amarildo a responsabilidade de entrar em seu lugar. E este foi seu triunfo: não decepcionou. Jogou bem até a grande decisão e foi um dos destaques do Mundial.
Amarildo entrou no time envelhecido do Brasil (Pelé se machucara no segundo jogo e não mais voltou a campo nessa Copa do Mundo) na terceira partida da Copa do Chile, contra a Espanha e fez dois gols na vitória por 2 a 1, naquela que foi considerada a partida mais difícil do Brasil no mundial. Na finalíssima, novamente contra os tchecos, quando o Brasil ficou em desvantagem no placar, Amarildo tirou aquele frio da barriga do torcedor, com o gol de empate.

Nenhum comentário:

Postar um comentário