domingo, 29 de agosto de 2010
PATO DONALD: 60 ANOS DE BRASIL
Eis o grande responsável por eu me tornar torcedor do Botafogo de Futebol e Regatas.
Bendito o dia que em vi aquele albúm mágico que meus pais colecionavam por mim e que desde então, nascia uma paixão imensúravel pelo BOTAFOGO.
Faço aqui a minha singela homenagem ao pato mais mau humorado e mais carismático do mundo, criado em 1934 por Walt Disney que está completando esse ano 60 anos de publicações em quadrinhos aqui no Brasil.
O que faz dele também o dono da publicação mais antiga do país ainda em circulação.
Nosso mascote é como nosso clube, sempre encantando á todos desde sua criação e que o tempo nunca será capaz de tirar o seu brilho!!
Essa é a história do Pato Donald e o Botafogo:
Lorenzo Mollas, chargista argentino que trabalhou no Rio de Janeiro nas décadas de 1940 e 50, vestiu o Pato Donald com a camisa do Botafogo nos anos 40. Logo, o personagem de desenhos da Walt Disney foi adotado como mascote pela torcida. Mollas escolheu o Pato Donald porque ele reclama seus direitos, luta, briga e defende-se, como eram os dirigentes alvinegros da época, e, ainda, sem perder a sua elegância ao deslizar pelas águas, aludindo à prática do remo.
REVISTA ELETRÔNICA: MAICOSUEL
“Pioneirismo” essa é a palavra para descrever o que a diretoria tem feito em termos de aproximação dos torcedores aos seus antigos e atuais ídolos nesta gestão.
O Botafogo lançou sexta-feira dia 27/08/2010 a revista eletrônica do Maicosuel, um produto inédito no mercado brasileiro. Trata-se de uma das ações do departamento de marketing para ampliar o diálogo com os jovens torcedores alvinegros. A titulada “Revista do Mago” será disponibilizada gratuitamente através de um link na internet e poderá ser acessada por torcedores do mundo todo.
A revista eletrônica vai ter 10 páginas com um rico conteúdo relacionado ao nosso craque: depoimentos exclusivos, gols históricos como aquele sobre o Vasco que ganhamos de 4x0, jogos, fotos e toda a trajetória do ídolo desde a primeira passagem pelo clube em 2009. A criação da revista foi feita para o internauta navegar em um universo de surpresas e entretenimento.
Além de disponibilizada através do Portal oficial do clube e do twitter, a estratégia de disseminação do link, prevê uma forte interação com as redes sociais devido a fácil compreensão na forma da linguagem transcrita, que aproxima os torcedores mais jovens dos textos.
-Esse produto foi concebido alinhado com nossa estratégia de atender, cada vez mais, aos anseios e desejos do jovem torcedor em formação – disse Mauricio Assunção, presidente do Botafogo.
Mais um ponto para a diretoria e Dpto de MKT do clube.
Parabéns.
sábado, 21 de agosto de 2010
COPA LIBERTADORES: UM SONHO PARA 2012
Sonho de consumo de todos os times brasileiros, para nós BOTAFOGUENSES a Libertadores, não nos traz muita sorte. Esse ano de 2011 temos três chances de disputar o torneio mais importante das Américas, a Copa do Brasil, Brasileirão e a Sulamericana.
Vamos acreditar que esse ano possa ser diferente do fim de 2010 e assim conquistarmos nossa vaga para a disputa e quem sabe, se Deus quiser, seguindo a visão humorada e futurística do alvinegro Marcelo Adnet em seu programa na MTV, seremos Campeões da Libertadores em 2012. Veja no link abaixo:
Além da Copa Conmebol de 1993, que conquistamos ao derrotar o Peñarol na final, o Botafogo participou três vezes da Copa Libertadores da América. Nas três edições que disputou, a equipe foi eliminada duas vezes nas semifinais (1963 e 1973) e uma vez na segunda fase (1996).
Nas três participações alvinegras na competição sul-americana, a equipe disputou 25 partidas. Conquistou 12 vitórias, empatou cinco vezes e perdeu outras oito. Foram 42 gols marcados e 37 sofridos
Copa Libertadores da América 1963
A quarta edição da Copa Libertadores da América foi disputada por nove clubes de oito países da América do Sul. O Santos se sagrou bi-campeão ao derrotar o Boca Juniors na final. A equipe santista começou a Libertadores de 1963 nas semifinais, por ter vencido a edição anterior. Pela primeira vez o Brasil enviava mais de uma equipe na mesma edição. Santos (Campeão da Libertadores e da Taça Brasil de 1962) e Botafogo (Vice-campeão da Taça Brasil de 1962) foram os representantes brasileiros.
Todas as equipes da Taça Libertadores da América de 1963
Argentina - Boca Juniors
Brasil - Botafogo | Santos
Chile - Universidad de Chile
Colômbia - Millonarios
Equador - Everest
Paraguai - Olímpia
Peru - Alianza Lima
Uruguai – Peñarol
Situação dos clubes brasileiros na Taça Libertadores da América de 1963
• Botafogo - Elinimado nas semifinais. O Botafogo foi o primeiro lugar do Grupo 1 na Primeira Fase, superando o Alianza Lima, do Peru, e o Millonarios, da Colômbia. Na semifinal, a forte equipe carioca não resistiu ao Santos de Pelé, Zito, Pepe, Coutinho e Cia.
Jogos da Taça Libertadores da América de 1963
Jogos do Grupo 1 - Primeira Fase
24/04 - Alianza Lima 0 x 0 Millonarios - Lima
26/05 - Millonarios 0 x 1 Alianza Lima - Bogotá
30/06 - Alianza Lima 0 x 1 Botafogo - Lima
07/07 - Millonarios 0 x 2 Botafogo - Bogotá
21/07 - Botafogo 1 x 0* Millonarios - Rio de Janeiro
24/07 - Botafogo 2 x 1 Alianza Lima - Rio de Janeiro
* O Botafogo venceu o jogo por WO. A equipe do Millonarios desistiu do jogo e o resultado foi proclamado 1 a 0 para o clube carioca.
• Santos - Campeão. O Santos começou a campanha do segundo título da Libertadores nas semifinais. A equipe santista começou nesta fase devido ao campeonato vencido no ano anterior. Nas semifinais o Santos eliminou o Botafogo com um empate em São Paulo e uma goleada em pleno Maracanã. Nas finais duas vitórias sobre o Boca Juniors garantiram o segundo título santista da Taça Libertadores.
Jogos do Grupo 1 - Semifinais
07/08 - Peñarol 1 x 2 Boca Juniors - Montevidéu
15/08 - Boca Juniors 1 x 0 Peñarol - Buenos Aires
Jogos do Grupo 2 - Semifinais
22/08 - Santos 1 x 1 Botafogo - São Paulo
28/08 - Botafogo 0 x 4 Santos - Rio de Janeiro
Jogos das Finais
04/09 - Santos 3 x 2 Boca Juniors - Maracanã - Rio de Janeiro
11/09 - Boca Juniors 1 x 2 - Santos - La Bombonera, Buenos Aires
Copa Libertadores da América 1973
A Copa Libertadores da América de 1973 foi vencida pelo Independiente. A equipe argentina conquistou seu quarto título da Libertadores. Palmeiras e Botafogo (Campeão e Vice do Campeonato Brasileiro de 1972) foram os representantes brasileiros da Libertadores de 1973.
Todas as equipes da Taça Libertadores da América de 1973
Argentina - Independiente | River Plate | San Lorenzo
Bolívia - Jorge Wilstermann | Oriente Petrolero
Brasil - Botafogo | Palmeiras
Chile - Colo-Colo | Unión Española
Colômbia - Deportivo Cali | Millonarios
Equador - El Nacional | Emelec
Paraguai - Cerro Porteño | Olímpia
Peru - Sporting Cristal | Universitário
Uruguai - Nacional | Peñarol
• Botafogo - Eliminado nas semifinais. Na primeira fase o alvinegro foi o primeiro lugar no grupo B (Palmeiras, Nacional e Peñarol). Na fase seguinte, a equipe carioca ficou em terceiro lugar no grupo que tinha Colo-Colo e Cerro Porteño. Apenas o vencedor da chave disputou a final.
Copa Libertadores da América 1996
A Copa Libertadores da América de 1996 foi vencida pelo River Plate. A equipe argentina conquistou seu segundo título da Libertadores. Grêmio (Campeão da Libertadores de 1995), Botafogo (Campeão do Campeonato Brasileiro de 1995) e Corinthians (Campeão da Copa do Brasil de 1995) foram os representantes brasileiros da Libertadores de 1996.
Todas as equipes da Taça Libertadores da América de 1996
Argentina - River Plate | San Lorenzo
Bolívia - Guabirá - San José
Brasil - Botafogo | Corinthians | Grêmio
Chile - Universidad Católica | Universidad de Chile
Colômbia - América de Cali | Junior
Equador - Barcelona | Espoli
Paraguai - Cerro Porteño | Olímpia
Peru - Sporting Cristal | Universitario
Uruguai - Defensor Sporting | Peñarol
Venezuela - Caracas | Trujillanos
• Botafogo - Eliminado nas oitavas-de-final. A equipe carioca ficou em terceiro lugar no grupo 4 da primeira fase. O grupo do Botafogo foi composto por equipes brasileiras e chilenas (Corinthians, Universidad Católica e Universidad de Chile). Nas oitavas-de-final o Botafogo foi eliminado pelo Grêmio.
Como curiosidade desta última Libertadores que participamos em 1996, ficou marcado para nós torcedores e na imprensa, o gol de calcanhar do Túlio, humilhando e empurrando a bola na rede pra delírio da torcida do Maracanã.
BOTAFOGO 4x1 UNIVERSIDAD CATÓLICA (CHI)
» Gols: Túlio (2) (o segundo foi de ‘calcanhar’), Dauri e Bentinho (Botafogo); Caro (UC)
» Competição: Taça Libertadores
» Data: 27/03/1996
» Local: Maracanã, Rio de Janeiro
» Árbitro: Paolo Borgossano
» Botafogo: Wagner, Perivaldo (Moisés) (Silas), Wilson Gottardo, Gonçalves e Paulo Roberto Prestes; Jamir, Uidemar, Beto e Dauri (Mauricinho); Bentinho e Túlio. Técnico: Marinho Peres
» Universidad Católica: Tapia, Rodrigo Gomez, Vasquez, Ardinam e Lepe; Lizama, Salinas (McNiven), Jorge Gomez e Ceballos (Caro); Catê e Rozental. Técnico: Manuel Pellegrini
Veja o Vídeo do gol do Túlio: http://www.youtube.com/watch?v=T5kjnuSbKzM
Saudações Alvinegras
INAUGURAÇÃO DE ESTÁTUAS: JAIRZINHO 21/08/2010
"BOTAFOGUENSES", assim denominam-se esses torcedores fanáticos, que os seguem, cultivam suas histórias, reverenciam seus heróis, suas glórias e tradições dentro e fora de campo. Tudo isso faz com que ela seja diferenciada e especial diante dos olhos dos demais mortais. Uma torcida capaz de promover – sozinha – uma comemoração maravilhosa como a de ontem.
Essa iniciativa de fazer e eternizar seus heróis, partiu de um grupo de torcedores que, sem ajuda de incentivos fiscais, elaboraram um projeto de arrecadação de fundos e os coloca em prática. Cada um que se interessou e colabora financeiramente com o projeto, recebe uma miniatura do jogador.
Á partir dessa idéia, foram feitas três estátuas até o exato momento. Nilton Santos eterno "Encicoplédia do Futebol", Mané Garrincha o "Anjo das Pernas Tortas" e Jairzinho "Furacão da Copa de 70" são imortalizados mais do que nunca no HALL de nossos corações e na entrada de nosso glorioso estádio ENGENHÃO.
Os monumentos são criações do artista plástico Edgar Duvivier, todas tem dois metros e meio de altura, com mais dois de pedestal, e pesam cerca de 400 quilos cada. As estátuas são confeccionadas todas em bronze e retratam os atletas.
A estátua mostra Jairzinho comemorando um dos seus 292 gols da carreira e único jogador a marcar gols em todas as partidas de uma mesma edição da Copa do Mundo. Começou a carreira no Botafogo no fim dos anos 50, e defendeu o time da Estrela Solitária até 1974, tendo marcado 191 gols. Em 1981, retornou ao clube para encerrar a carreira.
ESTÁTUA DE GARRINCHA 24/01/2010
NILTON SANTOS 24/09/2009
sábado, 14 de agosto de 2010
LEANDRO GUERREIRO ATINGE A MARCA DE 200 JOGOS PELO BOTAFOGO
A exemplo do post que fiz homenageando o Lúcio Flávio com o jogo de número 200, faço um especial também dedicado ao nosso Camisa 5 Leandro Guerreiro.
Jogador que está há mais tempo no elenco alvinegro, o volante e agora capitão Leandro Guerreiro atingiu nesse sábado contra o Atlético-GO, no estádio Serra Dourada, a marca histórica de 200 partidas com a camisa do nosso querido Botafogo. Contratado junto ao Criciúma no início da temporada de 2007, Leandro foi indicação do treinador Cuca, que na época dirigia o Glorioso e o acompanhou durante a conquista da terceira divisão do Campeonato Brasileiro.
Logo que chegou, o jogador conquistou uma vaga entre os titulares e fez parte do “Carrossel Alvinegro”, que nos encantou no primeiro semestre de 2007 com Dodô, Zé Roberto & CIA. Querido por muitos e contestado por alguns, Leandro Guerreiro tem motivos de sobra para comemorar e atingir esta marca tão difícil nos dias de hoje, principalmente no futebol brasileiro.
E mesmo com o Botafogo jogando fora do RJ, apoio não faltou ao volante nessa data especial. Dos quase 10 mil torcedores que foram ao estádio para ver a vitória do Botafogo por 2 a 0 sobre o Atlético Goianiense, com gols de Somália e Jóbson, mais da metade eram alvinegros oriundos de várias partes de GO e uma maioria sendo de Brasília. Caravanas alvinegras vindas de DF percorreram 2 horas de estrada para ver o jogo contra o lanterna do Campeonato.
Espero que marcas significativas como essas de LF e LG sejam mais frequentes em nosso amado clube. Que tenhamos boas referências como as de Leandro GUERREIRO, que conseguiu sua posição lutando com muito ardor, suor e conquistas se mantenham.
Saudações Alvinegras
quinta-feira, 12 de agosto de 2010
BOTAFOGO: 106 ANOS REPLETOS DE GLÓRIAS E TRADIÇÕES
(Foto: Reprodução / Site Oficial do Botafogo)
Hoje, 12 de Agosto de 2010, há exatos 106 anos atrás, nascia um dos times mais importantes da história do futebol mundial.
Em um papo até então "despretensioso" dentro de uma sala de aula, em 1904, por Flávio Ramos e Emmanuel Sodré, onde eles não tinham a menor noção que daquele bilhetinho/convite trocado durante a aula teria, nasceria o nosso Glorioso Botafogo. Um surgimento "tido" como simples, para uma vida gigantesca, cheia de magia, craques e superstições.
Diante de tal acontecimento, nesta data tão importante para nós e para o futebol MUNDIAL, sinto-me honrado em dizer, segundo as sábias palavras do jornalista Mário Filho que:
“Ser Botafogo é escolher um destino e dedicar-se a ele. Não se pode ser Botafogo como se é outro clube: você tem que ser de corpo e alma.”
Ser o Clube com o escudo mais lindo da história, comprovado mundialmente e pelo site esporte fino e completar 106 anos repletos de história e tradição, não é pra qualquer um!!
Esses são apenas alguns exemplos que exemplifico sobre o que é e ter a honra de ser botafoguense! Um sentimento único e recompensador pelo simples ato de amar esse clube. Assim podemos definir os seus seguidores e fanáticos torcedores, por essa instituição que se chama BOTAFOGO DE FUTEBOL E REGATAS. Não é à toa que é representada por uma Estrela Solitária. Só ela, branca sobre seu fundo negro, já nos basta e nos encanta. Nos basta não, nos completa!!!
E por isso tenho o Orgulho de ser Alvinegro.
"Predestinados, são aqueles que tem por amor um clube que entre tantas glórias possui inúmeras decepções. Mas me pergunto: Onde está o meu orgulho?
Parece até irônico dizer que Botafoguense gosta de sofrer, mas, nós gostamos, e como gostamos. Parece que o sentimento pelo clube aumenta na mesma proporção de nossas decepções.
Ao mesmo tempo que me questiono por que sou Botafoguense, eu agradeço a Deus por ter me dado a oportunidade de ser torcedor deste time, que entre vitórias impossíveis, decepções inigualáveis e resultados incompreensíveis consegue fazer com que o orgulho que eu tanto procuro se mostre quando eu simplesmente visto a camisa alvinegra e observo o "herói" em cada jogo, Botafogo, e é por isso que eu sou, é por isso que nós somos."
Saudações Alvinegras
de um botafoguense paulista que nunca foi ao RJ e que tem um amor imensurável por esse clube.
segunda-feira, 9 de agosto de 2010
JÓBSON E SEU JOGO DA VIRADA NA VIDA!
Foram meses de angústias, dias de muitas incertezas, horas e mais horas de arrependimento… E agora ele está de volta, para brilhar com a Estrela Solitária no peito. Jóbson, o "capetinha Alvinegro", comprova a sua personalidade forte, dentro de campo e fora do campo enfrentando os zagueiros adversários. O "nosso" garoto não foge e não fugiu da responsabilidade, jogando com uma imponência bonita de se ver e sem receio de arriscar.
Cada vez mais ele mostra que o seu excelente fim de 2009 não foi apenas uma boa fase. Foi o cartão de visitas de mais um grande jogador no Fogão. Ele já tinha se destacado bastante contra o Palmeiras e ontem foi o nome e o sobrenome do jogo contra o Vitória. Quando tudo parecia perdido, mais um empate burocrático se desenhava, o Jóbgol entrou em ação e escreveu a história com o seu toque e ousadia.
Resultado do jogo: 3X1 e ainda bem que o Joel botou o time no ataque. Ele merece as palmas e merece também a constante pergunta: Por que não entrar assim desde o início?
Esperamos por um Botafogo ofensivo e mais equilibrado, assim subir na tabela e voltar para a parte de cima e rumo ao G4!!
Obs.Desde que voltou aos campos, já foram 3 gols(1 contra o Palmeiras e 2 contra o Vitória e têm tido boas atuações).
ESTAMOS MUITO BEM SERVIDOS DE GOLEIROS
Castillo, Lopes, Max, Julio Cesar...MEUUU DEUS!!! Muitos foram os jogadores que vestiram a nossa camisa 1 nos últimos anos. Mas nenhum deles conseguiu se firmar na posição. Mesmo o uruguaio, que chegou a cair nas graças da torcida, teve más atuações e foi questionado e logo barrado. Mas isso acabou com a volta de um xodó dos alvinegros. Jefferson retornou ao clube e resolveu o velho problema. A convocação para a Seleção foi a certeza de que o trabalho do clube vem sendo bem feito. Mas não é só o titular que pode comprovar isso.
Os nossos reservas, todos ainda jovens, já colecionam muitas convocações para as Seleções de base. Renan, de 21 anos, passou pela sub-20 e pela sub-18, assim como Milton Raphael, de 19 anos. Porém, nenhum deles foi mais chamado que o grande Luis Guilherme, de 18 anos, que foi convocado da sub-14 até a sub-19.
E em breve, depois de Jefferson teremos muitos mais motivos para comemorar com nossos goleiros servindo a Seleção Brasileira principal.
Saudações brasileiras e alvinegras
Assinar:
Postagens (Atom)