sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

EXATOS 15 ANOS DA CONQUISTA DO CAMPEONATO BRASILEIRO DE 95


Hoje examente há 15 anos, o Botafogo sagrou-se Campeão Brasileiro de Futebol de 1995.
Foi a conquista de nosso primeiro título nacional desde a Taça Brasil, em 1968. O confronto final, entre Botafogo e Santos, reviveu os grandes duelos da Taça Brasil e do Torneio Rio-São Paulo dos anos 1960, quando esses clubes contavam com supercraques como Pelé e Garrincha, e formavam a base da Seleção Brasileira. o Santos de Giovanni e cia. era o favorito ao Título, mas o Botafogo do atacante Túlio Maravilha foi o Campeão em pleno Pacaembú.
Com uma equipe onde alinhavam o ídolo Túlio Maravilha, Gonçalves, Donizete, Sérgio Manoel, Wilson Gottardo, Wágner, entre outros, destaca-se também a atuação do técnico Paulo Autuori, que guiou o alvinegro na sua conquista contra o Santos em dois jogos finais bastante polêmicos. Neste ano, graças ao carisma de Túlio, que foi artilheiro dos campeonatos nacionais e estaduais de 1994 e 1995, houve um elevado crescimento de torcedores do clube que não se via há muito tempo.

A Decisão: Ficha do 1º Jogo
14 de Dezembro de 1995 Botafogo 2x1 Santos

Botafogo: Wágner; Wilson Goiano, Wilson Gottardo, Gonçalves e André Silva(Iranildo); Jamir, Leandro, Beto e Sérgio Manoel; Donizete Pantera (Moisés) e Túlio. Técnico:Paulo Autuori.

Santos: Edinho; Vágner, Narciso, Marquinhos Capixaba e Marcos Paulo; Gallo, Carlinhos e Marcelo Passos; Giovanni, Jamelli (Macedo) e Robert (Camanducaia). Técnico: Cabralzinho.

Gols: Wilson Gottardo e Túlio (Botafogo); Giovanni (Santos)

Maracanã (Rio de Janeiro) Público: 53.668
Árbitro:Sidrack Marinho dos Santos
Ficha do 2º Jogo

17 de Dezembro de 1995 Santos 1x1 Botafogo

Santos: Edinho; Marquinhos Capixaba, Ronaldo, Narciso e Marcos Adriano; Carlinhos, Marcelo Passos e Robert (Macedo); Jamelli, Giovanni e Camanducaia.
Técnico: Cabralzinho.

Botafogo: Wágner; Wilson Goiano, Gottardo, Gonçalves e André Silva (Moisés); Leandro, Jamir, Beto e Sérgio Manoel; Donizete Pantera e Túlio.
Técnico: Paulo Autuori.

Gols: Túlio (Botafogo); Marcelo Passos (Santos)

Pacaembu (São Paulo) Público: 28.488
Árbitro:Márcio Rezende de Freitas

Nenhum comentário:

Postar um comentário