segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

NOSSOS RIVAIS HISTÓRICOS DO RJ


O primeiro grande rival histórico do Botafogo foi o Fluminense, com o qual fez sua primeira partida em 1905. As duas equipes, que por serem algumas das mais antigas do futebol brasileiro fazem o chamado Clássico Vovô, travavam basicamente, na década de 1900, duelos entre jovens adolescentes, do alvinegro, contra homens de mais idade, do tricolor. A rivalidade entre os dois clubes, localizados em bairros próximos, com o passar do tempo, aumentou cada vez mais, já contando com maior variação e equidade etária de seus futebolistas a partir da década de 1910. As disputas entre os dois clubes não aconteciam somente nos gramados historicamente, mas também nos bastidores, entre os dirigentes dos clubes e até mesmo entre os torcedores.
Outro clube considerado um dos maiores rivais do Botafogo é o Flamengo. Originalmente de bairros vizinhos, os dois clubes já competiam entre si no remo, a partir do final do século XIX, na Baía de Guanabara. No futebol, o Flamengo só iniciou suas atividades em 1912, um ano antes de fazer seu primeiro jogo contra o Botafogo. Os dois clubes, que contaram, em momentos distintos, com dois dos principais jogadores de futebol do Brasil, Garrincha, pelo alvinegro, e Zico, pelo rubro-negro, fizeram partidas históricas, entre elas muitas finais de campeonatos estaduais e nacionais. Uma curiosidade do duelo é que, apesar da tradição existente, não há nenhum nome específico para o clássico entre os dois times.
Mais um grande rival do Botafogo é o Vasco da Gama, outro clube originalmente do remo. O Vasco, que só começou a participar do futebol em 1916 em divisões inferiores, fez sua primeira partida contra alvinegro em 1923. Contra o time da cruz de malta, outro clássico sem nome específico, o Botafogo possui seu pior retrospecto contra um rival, tendo uma diferença de vitórias um pouco maior a cinquenta partidas. Contudo, historicamente, o Botafogo nunca foi vice-campeão do Vasco. Em todas as decisões, o Botafogo sagrou-se campeão frente ao Bacalhau. A decisão da Taça Guanabara de 1965 não habilitava o vencedor a ir para decisão final do estadual como acontece atualmente.
No Rio de Janeiro, o Botafogo também tem outros adversários de relevância histórica, como o América, o Bangu, o Americano, entre outros. Porém, por disputarem, por muito tempo, torneios em divisões inferiores ao alvinegro, não são considerados clássicos e as partidas não possuem o mesmo fervor das disputadas contra Flamengo, Fluminense e Vasco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário