segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

AFINAL, QUEM FOI GENERAL SEVERIANO?


Esse post nostálgico é em homenagem ao nome de nossa querida sede.

Sempre quando nos referimos a nossa casa alvinegra, situada na  Av.Venceslau Brás, no bairro de Botafogo(RJ), mas acho que muitas pessoas, como eu também, nunca antes tinha se perguntado o porque do nome ou quem seria Gal.Severiano.
General Severiano ou João Severiano da Fonseca, nasceu em 27 de maio de 1836, na Cidade de Alagoas, hoje chamada Marechal Deodoro(AL). Ao contrário dos irmãos, o mais conhecido dos 10 irmãos, destaca-se Manuel Deodoro da Fonseca, generalíssimo, proclamador da República e que também foi o primeiro presidente do Brasil, João Severiano não seguiu prontamente a carreira das armas. Acabou matriculando-se na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro e em 1858, recebeu o grau de doutor. 
Severiano foi militar, médico, professor, escritor, historiador e também diplomata brasileiro, tendo chegado à patente de general-de-brigada. Participou da Campanha da Tríplice Aliança e foi o sétimo Diretor de Saúde do Exército Brasileiro. É o patrono do Serviço de Saúde do Exército.

General Severiano é o nome do palacete construído em um terreno cedido pela prefeitura, para ser a sede do Botafogo. Construída com um amplo casarão em estilo eclético, a sede foi inaugurada com um baile de gala para a alta sociedade do Rio de Janeiro. Novas obras da sede social na avenida Venceslau Brás foram iniciadas e o casarão ficando pronto definitivamente no ano seguinte que foi inaugurado com mais um baile de gala, em 15 de dezembro de 1928.

Eis o motivo de nossa sede ser chamada de General Severiano, homenagem a um homem importante em sua época e por tudo que fez ao nosso país. 

Uma história gloriosa, para uma sede gloriosa e um time GLORIOSO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário