domingo, 13 de fevereiro de 2011

MAIOR GOLEADA DO FUTEBOL BRASILEIRO 24 X 0


Tanto se fala sobre a goleada imposta do Vasco da Gama em cima do América, a mesma imprensa que uma semana atrás "tirava sarro" com a situação do clube cruzmaltino, está o vangloriando pela vitória de sábado. Imparcialidade e "meio termo" pra que? Ontem mesmo em um canal de TV fechada, fazia comparações do resultado de 9 x 0 do Vasco com o nosso de 24 x 0. Dizendo que no futebol de hoje, é praticamente "impossível" se fazer tantos gols. Vamos dar a devida importância aos seus fatos: esse mesmo time quer PERDEU quatro partidas seguidas no começo do campeonato, agora mudou da água para o vinho...ou os times que o enfrentou conseguiram ser piores que o próprio dito? Será que esses times de hoje em dia, usando o próprio América como exemplo, mais preparados e com mais recursos do que no século passado(1909), passariam por esse vexame, além dos 9x0? Tenho minhas dúvidas!
Mas como esse blog é somente para se tratar de nossos jogos e conquistas do Glorioso, nosso placar já passou dos 101 anos e quase não se fala disso. 
Em 30 de maio de 1909, o Alvinegro, ainda sob o nome de Botafogo Futebol Clube, aplicou a maior goleada da história do futebol brasileiro: 24 a 0 em cima do Sport Club Mangueira. Resultado que está destacado na “Sala dos números” do Museu do Futebol, instalado no Pacaembu. A partida foi válida pelo Campeonato Carioca de 1909, a quarta edição da centenária competição. Sete clubes disputaram o torneio: Fluminense (campeão), Botafogo, América, Riachuelo, Haddock Lobo, Mangueira e Bangu. O último se retirou da competição em protesto contra a anulação do jogo contra o Riachuelo. 
E o Mangueira, time rubro-negro da Tijuca (Zona Norte do Rio), também desistiu da competição a quatro rodadas do encerramento do torneio, com um saldo de um empate e nove derrotas em dez jogos. A equipe marcou quatro gols e sofreu 45. Vinte e quatro destes feitos pelo Botafogo. O primeiro tempo do jogo naquele 30 de maio de 1909 no campo da Rua Voluntários da Pátria terminou 9 a 0 para o Alvinegro. Que balançou a rede mais 15 vezes nos 40 minutos finais (um gol a cada 2,6 minutos). Naquele tempo, os períodos tinham cinco minutos a menos. O artilheiro da partida foi Gilbert Hime, que fez nove gols. Recorde no futebol nacional até 1976, quando Dario marcou dez no jogo Sport 14 x 0 Santo Amaro, pelo Campeonato Pernambucano.
Flávio Ramos (sete), Monk (dois), Lulu Rocha (dois), Raul Rodrigues, Dinorah, Henrique Teixeira e Emmanuel Sodré completaram o placar para o Botafogo.
BOTAFOGO 24 x 0 MANGUEIRA*
Data: 30/05/1909
Competição: Campeonato Carioca
Local: Rua Voluntários da Pátria
Árbitro: Antônio Miranda
Botafogo: Coggin, Raul Rodrigues e Dinorah; Rolando de Lamare, Lulu Rocha e Edgard Pullen; Henrique Teixeira, Flávio Ramos, Monk, Gilbert Hime e Emmanuel Sodré.


Mangueira: Luiz Guimarães, José Perez e Carlos Mongey; Victor, Jonas Cunha e Justino Fortes; Alberto Rocha, João Pereira, Menezes e Maranhão.
Gols – Gilbert Hime (9), Flávio Ramos (7), Monk (2), Lulu Rocha (2), Raul Rodrigues, Dinorah, Henrique Teixeira e Emmanuel Sodré.
*Súmula pesquisada por Pedro Varanda

Um comentário: