sexta-feira, 1 de julho de 2011

CLUB DE REGATAS BOTAFOGO: 117 ANOS


Saudações alvinegras!

Hoje dia 01/07/11 completamos 117 anos do nosso Glorioso Botafogo! 
No dia 1 de Julho de 1894, nascia na praia de Botafogo o Club de Regatas Botafogo. Ganhando esse nome em homenagem a enseada do bairro em que competiam seus barcos. Fundado por remadores oriundos do Clube Guanabararense que fundou em 1891, o Grupo de Regatas Botafogo, sendo assim a entidade poliesportiva mais antiga do Brasil.
No contexto da Revolta da Armada, dois líderes revolucionários, o almirante Custódio de Melo e o comandante Guilherme Frederico de Lorena, tinham, respectivamente, dois filhos como sócios do grupo, João Carlos de Melo (John) e Frederico Lorena (Fritz). Esta ligação dos jovens com o grupo levantou suspeitas do governo sobre o Botafogo, que foi obrigado a interromper suas atividades. Por conta da perseguição, John e Fritz deixaram o Rio de Janeiro, e Luiz Caldas foi preso.
Luiz Caldas viria a falecer pouco tempo depois, ao final de junho de 1894. Então, os sócios restantes do Grupo de Regatas Botafogo reuniram-se para regulamentar a criação do clube. Com quarenta sócios, em 1 de julho de 1894 era fundado o Club de Regatas Botafogo.
Botafogo Football Club

No ano de 1904 surgia no bairro de Botafogo um novo clube de futebol, o Electro Club, primeiro nome dado ao Botafogo Football Club. Mas o Electro Club só durou até o dia 18 de Setembro, quando foi feita outra reunião na casa da avó do Flávio, Dona Chiquitota, que se assustou ao saber o nome do clube e não se conteve. "Afinal, qual é o nome deste clube?", perguntou. "Electro", respondeu Flávio. "Meu Deus. Que falta de imaginação! Ora, morando onde vocês moram, o clube só pode se chamar Botafogo", aconselhou Dona Chiquitota, e assim foi feito então passando a se chamar Botafogo Football Club.

Botafogo de Futebol e Regatas

O Botafogo de Futebol e Regatas nasceu oficialmente, no dia 8 de Dezembro de 1942, resultado da fusão de dois clubes com o mesmo nome: o Club de Regatas Botafogo, que foi fundado no dia 1 de julho de1894, e o Botafogo Football Club, fundado em meados de 1904. Os dois clubes tinham suas sedes no bairro de Botafogo, na zona sul do Rio de Janeiro.

A fusão dos Botafogos


A união foi entre os dois Botafogos foi apressada por uma tragédia: no dia 11 de junho de 1942 os dois clubes (que tinham obviamente outros esportes) disputavam uma partida de basquete pelo campeonato estadual, no Mourisco Mar, sede do Club de Regatas Botafogo. Nesse dia, o jogador Armando Albano do Botafogo F.C. chegou atrasado, o jogo já havia começado mas ele entrou com o jogo em andamento. Durante o intervalo Armando Albano abaixou-se para pegar uma bola e caiu desfalecido. Os médicos correram, fizeram todos os esforços possíveis, mas não adiantava mais, o jogador havia sido fulminado por um infarto.
Depois de confirmado o falecimento do jogador a partida foi interrompida a dez minutos do final, quando o placar marcava Clube de Regatas 21 a 23 Football Club. O corpo de Albano saiu da sede de General Severiano e, quando passava em frente ao Mourisco Mar, houve uma parada. O então presidente do Clube de Regatas Botafogo, Augusto Frederico Schimidt, pronunciou um elogio que terminou com essas palavras: "E comunico nesta hora a Albano que a sua última partida resultou numa nítida vitória. O tempo que resta do jogo interrompido, os nossos jogadores não disputarão mais. Todos nós queremos que o jovem lutador parta para a grande noite como um vitorioso. E é assim que o saudamos."
O presidente do Botafogo Football Club, Eduardo Góis Trindade, respondeu: "Nas disputas entre os nossos clubes só pode haver um vencedor, o Botafogo!" Schimidt então selou a fusão: "O que mais é preciso para que os nossos dois clubes sejam um só?". A partir dessa data, começou o procedimento para a fusão dos clubes, nascendo então o Botafogo de Futebol e Regatas.

Ser Botafogo não tem explicação. Ser Botafogo é possuir como guia a estrela solitária que nos conduz ao amor incondicional.


ORGULHO DE SER BOTAFOGUENSE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário