domingo, 16 de janeiro de 2011

ENGENHÃO PASSA DE ELEFANTE BRANCO A EXEMPLO NACIONAL



Diretoria do Botafogo moderniza gestão do estádio e já projeta lucros gordos para o futuro. Quando empossada, a atual diretoria do Botafogo se deparou com sedes deficitárias, dentre as quais se destacava o Engenhão. O estádio, até então dependente apenas das receitas de jogos de futebol, fechou 2008 sem público, estrutura de bares e estacionamento precária e com um prejuízo milionário. Hoje, no entanto, a situação melhorou, o que não significa que o Alvinegro tenha se acomodado: o fechamento do Maracanã até o fim de 2012 faz o clube projetar alto faturamento nas próximas temporadas.


O primeiro passo da então recém-chegada diretoria foi otimizar a administração do Engenhão. O Botafogo contratou uma empresa terceirizada para reduzir os custos de manutenção, que passaram de R$ 700 mil para R$ 450 mil mensais. A partir daí, o clube buscou formas de aumentar as receitas do estádio para, ao menos, garantir sua sustentabilidade.
O pontapé inicial foi a melhoria da estrutura do Engenhão para atrair mais público. Foram acertados, por exemplo, contratos com oito operadoras de alimentação, que estão espalhadas por todo o estádio e rendem R$ 6 milhões por ano. Houve ainda a terceirização da venda dos camarotes – para este ano, não há mais nenhum disponível – e a realização de novos eventos, como uma tarde de autógrafos com Maicosuel que levou três mil pessoas ao local, em 2010.
A busca por novas receitas não para. O Botafogo deseja vender o direito de dar nome ao estádio, mas acha complicado fechar algum acordo de imediato. Um dos maiores entraves é o apelido da arena. O mercado entende que haverá dificuldades para fazer com que torcida e mídia aceitem o novo nome e não usem 'Engenhão'.
A solução encontrada deverá ser a chamada setorização do estádio: haverá a venda destes direitos, mas apenas para determinadas partes do Engenhão, como as alas da arquibancada.
Outra novidade é a criação de mais espaços corporativos. Empresas poderão adquirir determinado número de assentos no estádio para todo o ano. Algumas já estão em negociações com o clube. Estádio poderá ganhar também um posto de gasolina e uma lanchonete drive-thru ainda em 2011.


Fonte: Lance!

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