domingo, 16 de janeiro de 2011

ÍDOLOS SÃO ARMAS DO BOTAFOGO PARA RENOVAR SUA TORCIDA


Quando contratado, no meio do ano passado por cerca de R$ 9 milhões, Maicosuel chegou com uma missão mais difícil do que convencer nos gramados. O Botafogo reconhece que contratou o meia com o objetivo de torná-lo um ídolo ainda maior entre os torcedores, fato considerado fundamental para expandir a envelhecida base de fãs do clube.
O presidente Maurício Assumpção tem na ponta da língua o perfil do torcedor botafoguense: a grande maioria tem faixa etária de 45 a 60 anos, alto poder aquisitivo e nível de instrução elevado – terceiro grau e, em boa parte das vezes, até pós-graduação.
– É um público diferenciado. Seria ótimo, não fosse o problema que a base de jovens é muito pequena. Se não houver um planejamento para rejuvenescer sua marca e sua torcida, em 20 anos teremos um monte de senhores vendo os jogos em casa pelo pay per view – explicou o mandatário.
O Botafogo passou, então, a voltar sua atenção ao público jovem. E os passos iniciais, segundo o clube, são a construção e a exploração de novos ídolos – o anterior havia sido Túlio Maravilha, herói da conquista do título brasileiro de 1995. 
O primeiro veio inesperadamente: Loco Abreu cativou a torcida e, em poucos meses, tornou-se a referência do elenco. De quebra, ganhou produtos personalizados, como uma camisa do Uruguai, seu país natal, com o escudo do Botafogo.
O outro, sim, foi planejado. Trazido em 2009 do Hoffenheim (ALE), Maicosuel era um pedido da torcida. Antes de acertar sua contratação, em junho passado, o clube chegou a se deparar com um princípio de mobilização dos fãs para arrecadação de recursos. Diante da comoção, viu a oportunidade de reforçar o time e, de quebra, ganhar um novo horizonte comercial.
Maicosuel chegou ao clube com uma linha de produtos pronta, que vai desde camisas e bolas autografadas até roupas para bebês. O sucesso das iniciativas faz o clube sonhar com uma nova geração de jovens torcedores, como em 1995.
– Queremos fazer com que essa última geração, que foi a do Túlio, consiga fazer o seu filho torcer para o Botafogo – afirmou o presidente.


Fonte: Lance!

Nenhum comentário:

Postar um comentário