sexta-feira, 6 de abril de 2012

LANÇAMENTO DO LIVRO: NUNCA HOUVE UM HOMEM COMO HELENO EM SP

Saudações galera!!

Quarta, dia 04/04/12 tivemos o lançamento do livro “Nunca houve um homem como Heleno”, escrito por Marcos Neves no bar Posto6 na Vila Madalena.
Point da noite paulistana, Rua Aspicuelta com Mourato Coelho, o bar localiza-se no cartão postal da cidade quando se trata de entretenimento em São Paulo. E nada mais “carioca” que escolher este local para se promover o evento.
Logo que se entra no bar, o público se depara com fotos, quadros, adereços que remetem ao Rio anos 60/70 e claro com grande referência ao futebol carioca, em especial ao nosso Glorioso. Nada mais convidativo para os botafoguenses residentes em São Paulo ou paulistas como eu, irem a este bar de atmosfera alvinegra regada sempre a um bom chope gelado e boa comida. 
O evento em si já chamava atenção, mas claro que a feliz coincidência de ter o jogo do Botafogo transmitido ao vivo, foi um atrativo a mais para acompanharmos o time da Estrela Solitária com grandes amigos alvinegros presentes.
Por volta das 20h, à galera chegando para adquirir o livro, ter a dedicatória e autógrafo de Marco, fizeram da noite uma sessão de pura nostalgia e comunhão botafoguense.
Conversar com o autor é voltar no tempo, é ser participativo de forma indireta ao descobrir detalhes da vida de um dos maiores jogadores botafoguenses de todos os tempos. Segundo Neves, a participação, direção e atuação de Rodrigo Santoro no filme, contou e muito para o excelente trabalho visto nos cinemas. Logicamente que falar que Heleno tinha o espírito guerreiro é redundância. Uma de suas maiores qualidades, além de exímio cabeceador e artilheiro era o seu temperamento intempestivo. A bipolaridade era a sua principal marca. Jogador imprevisível e que ao mesmo tempo encantava a torcida botafoguense com gols, desconcertava a equipe adversária e a ira de sua torcida.
Ser chamado de “Gilda” pela torcida tricolor despertava dentro do jogador uma vontade ensandecida de transformar o jogo em algo épico e que devolvesse aos gritos e vaias vindas da torcida contra, com gols e vitória ao Botafogo.
Pra quem já assistiu ao filme ou quem ainda não viu, recomendo a leitura do livro como eu estou fazendo. A cada dia de leitura, mais quero descobrir sobre a vida do denominado primeiro craque e “jogador problema” do Brasil.

E para não dizerem que não falei do jogo, eis que digo: “Ahh se houvessem 10 Renatos em campo! (Jefferson pra mim é intocável)
Noite especial, grande evento e a boa vitória do nosso Botafogo diante do Guarani em Campinas por 2x1. Que venha o jogo de volta agora no Engenhão!

Pra cima deles Fogãoo!

domingo, 25 de março de 2012

O REENCONTRO DE JOBSON COM O GOL

Saudações gloriosas!

Foram meses de angústias, dias de muitas incertezas, horas e mais horas de arrependimento… E agora Jóbson está de volta, para brilhar com a Estrela Solitária no peito.
Impedido, atrás do goleiro, não interessa. O fato é que ele deixou sua marca novamente. Mas, e daqui para frente, como vai ser? Como Jóbson vai se comportar? São as perguntas que não querem calar.
A torcida, diretoria e pessoas que gostam de seu futebol, esperam cada vez mais que ele mostre que pode repetir o seu excelente fim de 2009 e que não foi apenas uma boa fase. Que tenha aprendido e que a cada dia “limpo” seja de reflexão sobre sua vida e carreira. Que este gol após sua longa suspensão lhe sirva de lição pra que ele se sinta bem em defender o clube que lhe acolheu e que lhe estendeu a mão quando mais se precisava. É de fácil constatação que o Jóbson ainda não atingiu metade do seu condicionamento físico. Está sem ritmo de jogo e visivelmente ainda não confia totalmente em si. Percebe-se, também, a ansiedade para fazer gols e que realmente está sendo feito um trabalho psicológico com ele. Eis a grande e importante peça desta engrenagem: O fator psicológico! Todo o suporte está sendo dado a ele pra que possa voltar a ser aquele jogador veloz, arisco e com faro de gol que tanto esperamos.
Agora, o nosso camisa 11 terá pela frente o desafio de convencer o técnico Oswaldo de Oliveira que tem vaga no time titular. O desafio pode não ser fácil pra ele, já que Loco é a referência do ataque, e Herrera é o artilheiro do time no ano. Mas não é difícil acreditar em uma eventual titularidade de Jobson em breve. É importante que ele entre em ritmo de jogo, entrando mesmo que por alguns minutos ou meio tempo pra que no Brasileiro ele esteja em ponto de bala. Que o gol diante do Duque de Caxias, lhe sirva de novo alento.
Jóbson, a força está em você! Tens o apoio da torcida e diretoria, como ser humano e como jogador do nosso Glorioso!

Pra cima deles Fogãooo!! Pra cima deles Jobgol!

quarta-feira, 14 de março de 2012

PRÉ ESTRÉIA DO FILME HELENO EM SP 13/03

Saudações botafoguenses!

Ontem foi dia (13/03) da pré estreia do filme Heleno aqui em São Paulo. Fiquei muito feliz pelo convite feito pelo Pedro (coordenador da equipe de mídias digitais do filme) de poder ver o filme e de encontrar amigos do grande grupo de botafoguenses que temos aqui em terras paulistanas.

Muitos me perguntaram e estão se perguntando se é um filme sobre o Botafogo. Eis que lhes digo: não, não é um filme sobre o BOTAFOGO!
Mas sim sobre um homem que esteve no auge, teve muitos gols, cinturinhas e cadilacs como o mesmo responde em uma pergunta feita durante o filme.
Mas além das coisas boas, obviamente, Heleno gostava também da vida boêmia e das drogas da época como a bebida e o lança perfume que ajudaram e muito com a trágica morte por sífilis e com a sua carreira de jogador.
O filme é muito bom, forte, intenso, instigante, mas de uma tristeza ímpar pela forma trágica de como tudo ocorre. É focado muito na vida do Heleno, na sua insanidade e intespetidade. Com Heleno não tinha meio termo. A sua forma de viver intensa nos faz prender atenção por cada detalhe colocado pelo diretor José Henrique Fonseca  e interpretado de forma fenomenal por Rodrigo Santoro. 


Na medida em que o filme conta uma historia num período em que o clube não ganhou nada, mostra a história do Botafoguense mais apaixonado que já vestiu a camisa do clube. Enfim, é a história de um atleta que amou profundamente o seu clube, que retratou e encarnou a alma apaixonada botafoguense que todos nós sabemos como é
Frases como: “Aqui é Botafogo porra, não é lugar de covarde não” e “Não sou jogador de futebol, sou jogador do Botafogo.” que só de ler já valem o ingresso.
É um filme  que deveria ser visto por todo Botafoguense, especialmente aqueles que ainda não entenderam a grandeza do nosso amado clube!!!
 Te vejo no cinema com a pipoca!
Abraços

domingo, 4 de março de 2012

PRO ALTO E PRO GOL! 3X1 FOGÃO

Saudações galera!!

A invencibilidade na temporada - agora com dez jogos na conta - e os 100% de aproveitamento na Taça Rio continuam. Mesmo longe de ser brilhante, o Botafogo superou o Volta Redonda por 3 a 1 e segue líder do Grupo A.
Começo de jogo morno até então, Loco Abreu ver pelo meio da defesa Herrera que recebeu lindo passe e só teve o trabalho de desviar do goleiro e abrir o placar! Mesmo com o gol, Herrera e Loco Abreu ainda perderam claras chances de gol.
E como diz a velha máxima do futebol de quem não faz toma, o Botafogo acabou tomando um gol ridículo de empate quando Márcio Azevedo e Jefferson não afastaram a cabeçada do zagueiro do Volta Redonda, e a bola ultrapassou a linha. Empate, e gol contra dado para o lateral alvinegro. Diferentemente de outras ocasiões, em que se recuperou rapidamente do baque, o time de Oswaldo de Oliveira sentiu e baixou a cabeça. Fim de primeiro tempo com empate e torcida com um pé atrás.

Veio o segundo tempo e o Botafogo não tinha ritmo e não pressionava o adversário. Felipe Menezes até se esforçava para armar, mas errou muito mais do que acertou e Herrera, o mais participativo, sumiu até meados do segundo tempo. A bola aérea, então, passou a ser desafogo. Sim, ela mesmo! E como diz um outro ditado, água mole em pedra dura, tanto bate até que fura... E lá se foram bolas e mais bolas alçadas na área adversária. A entrada de Caio no lugar do inoperante Fellype Gabriel(que levou uma cotovelada e ficou zonzo), antes da parada técnica, surtiu efeito.
A superioridade começou a aparecer e se transformou em gol aos 31 minutos. Em bola cruzada, Antônio Carlos, em posição irregular (dane-se, quantas foram mais contra nós e valeram??) tocou de cabeça para Herrera voltar a brilhar e fazer 2 a 1. A desvantagem fez com que o Volta Redonda precisasse abandonar a postura retraída, mas a qualidade técnica não lhe permitia sequer dar trabalho ao Jefferson.
E já no fim da partida, Antônio Carlos, que de tanto insistir no ataque, deixou o seu, também de cabeça e deu números finais ao “suado” triunfo.

Semana que vem teremos a volta de Jóbson e a esperança que ele faça e demonstre em campo todo o respaldo e apoio que demos a ele em gols e bons jogos!
Pra cima deles Fogão!

sábado, 3 de março de 2012

SOFRER PELO BOTAFOGO... NELSON RODRIGUES

Sofrer pelo Botafogo 

Nelson Rodrigues

"Todos os torcedores de futebol se parecem entre si como soldadinhos de chumbo. Têm o mesmo comportamento e xingam, com a mesma exuberância e os mesmos nomes feios, o juiz, os bandeirinhas, os adversários e os jogadores do próprio time. Há, porém, um torcedor, entre tantos, entre todos, que não se parece com ninguém e que apresenta uma forte, crespa e irresistível personalidade. Ponham uma barba postiça num torcedor do Botafogo, dêem-lhe óculos escuros, raspem-lhe as impressões digitais e, ainda assim, ele será inconfundível. Por quê?
Pelo seguinte: - há, no alvinegro, a emanação específica de um pessimismo imortal. Pergunto eu: - por que vamos ao campo de futebol? Porque esperamos a vitória. Esse otimismo é o impulso interior que nos leva a comprar ingresso e vibrar os 90 minutos. E, no campo, o otimismo continua a crepitar furiosamente. Não importa que o nosso time esteja perdendo de 15 x 0. Até o penúltimo segundo, nós ainda esperamos a virada, ainda esperamos a reação. Pois bem: - o torcedor do Botafogo é o único que, em vez de esperar a vitória, espera precisamente a derrota.
Os outros comparecem na esperança de saborear como um Chica-bon o triunfo do seu clube. Mas o torcedor do Botafogo é diferente: ele compra o seu ingresso como quem adquire o direito, que lhe parece sagrado e inalienável, de sofrer. Eis a verdade: - ele não vai a campo ver futebol. O futebol é um detalhe secundário e, mesmo, desprezível. Ele quer, acima de tudo, desgrenhar-se, esganiçar-se, enfurecer-se e rugir contra Zezé Moreira.

No dia em que retirarem do torcedor alvinegro o inefável direito de sofrer e, sobretudo, o direito ainda mais inefável de descompor seu técnico, ele ficará inconsolável, como um ser que perde, subitamente, a sua função e o seu destino. Tudo na vida é uma questão de hábito. E o cidadão que padece todos os dias, acaba se afeiçoando ao próprio martírio ou mais do que isso: - o martírio torna-se insubstituível como um vício funesto. 

sábado, 11 de fevereiro de 2012

AVANTE FOGÃO! 4X1


Saudações galera alvinegra!

A torcida pediu, ele entrou em campo e chamou a “responsa.”
Nosso hermano HERRERA aproveitou mais uma vez a sua chance ao entrar no segundo tempo, fez dois gols e ajudou o Botafogo vencer a partida por 4x1 diante do Bonsucesso neste sábado, no Engenhão, pela sexta rodada do Grupo A da Taça Guanabara e assumiu a liderança, com 12 pontos.
Mesmo com uma vitória por um placar elástico, o Botafogo mais uma vez pecou demais e perdeu algumas finalizações, principalmente com Loco Abreu (tem créditos, mas não pode perder esses gols que tem perdido). Enfim uma vitória que joga pressão para os demais candidatos a vaga para classificação nas semis da TG, por que a nossa, já está praticamente assegurada!

Sem Andrezinho, o técnico Oswaldo de Oliveira optou pela entrada de Felipe Menezes, mantendo assim a formação tática com três meias e apenas Loco no ataque. Com uma tímida movimentação no começo o Botafogo, começou a abrir a defesa do Bonsucesso somente após os 35 minutos do primeiro tempo. Anteriormente, alguns lances isolados e nada de perigo para ambos os lados. Elkeson e Maicosuel comandavam as ações de ataque e conseguiam dificultar o trabalho da marcação em algumas jogadas pelo meio. A pressão aumentou e Felipe Menezes apareceu na área concluindo uma tabela de Maicosuel e Elkeson em cima do goleiro. Aos 40, o meia acertou a trave, aproveitando ótimo passe de cabeça de Marcelo Mattos.
De tanto insistir, o Botafogo conseguiu abrir o placar. Em ótimo dia, Maicosuel tabelou com Elkeson, tirou dois marcadores com um drible de corpo e chutou no canto esquerdo do goleiro. Um golaço que tranqüilizou o time e evitou maiores reclamações dos torcedores, (sim sempre eles) na saída para o intervalo. 1x0 e fim de papo!

Veio o segundo e em apenas 2 minutos, pênalti para o Botafogo. Maicosuel lançou Márcio Azevedo, que sofreu falta em um lance totalmente bobo do zagueiro. Loco Abreu cobrou com categoria para fazer 2 a 0 e marcar seu quinto gol no competição. Até ai tudo certo, indo razoavelmente bem até que em mais um lance de bobeira da zaga, o Bonsucesso aproveitou o vacilo e diminuiu a vantagem. Mais um gol na conta do Antônio Carlos que não deu cobertura e nem a câmera o pegou novamente. Isso não pode acontecer!! Oswaldo tem que arrumar o posicionamento da zaga, pois um gol desses contra um grane pode ser fatal. 2x1 e torcida apreensiva.
Maicosuel até então um dos melhores em campo sai sentindo uma pancada, mas mesmo antes da torcida saber o que realmente tinha acontecido, já vaiava o técnico e o chamava de burro por colocar Cidinho no jogo. O menino logo de cara puxou ótimo contra-ataque e tocou para Felipe Menezes, que fez a bola chegar a Loco Abreu, sem marcação. O uruguaio, no entanto, chutou a bola em cima do goleiro, para desespero de nós torcedores.
A torcida já vaiava o FM nos lances em que tocava na bola, Oswaldo o tirou para a entrada de Herrera. Não demorou para o argentino corresponder aos gritos da torcida que tanto o pedia em campo. Depois de uma cabeçada de Loco Abreu na trave, ele aproveitou o rebote e aumentou a vantagem do Botafogo, tranquilizando de vez o time e os torcedores. No fim, ainda fez um golaço, transformando a vitória em goleada, a segunda seguida no Campeonato Carioca.

Fim de jogo, placar bom e algumas coisas a serem treinadas:
FINALIZAÇÃO E POSICIONAMENTO DA ZAGA.

Itens fundamentais para qualquer time e equilíbrio que nos farão seguir e trilhar bons caminhos durante o ano. Há muito que se fazer ainda, pois estamos apenas no começo! Vamos apoiar, jogar junto e incentivar a cada lance este time! Eles precisam de nós e nós deles!

Pra cima deles FOGÃOOOOOOOOO!

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

PASSEIO ALVINEGRO 5X0


Saudações galera alvinegra!

Como o próprio título do post já descreve o Botafogo enfim teve uma vitória com V maiúsculo. Com calor ou não o Botafogo se sobressaiu e mesmo sendo contra o fraco Olaria, fizemos a nossa parte e aplicamos uma boa goleada! O Botafogo passeou contra o Olaria e fez 5 a 0 com gols, em dose dupla, de Loco Abreu, vice-artilheiro do Carioca, e Elkeson, que desencantou após 25 jogos na seca - Maicosuel completou a quina no finzinho.
Sem muitos problemas e com autoridade, o Botafogo manteve o ímpeto do último jogo diante do Flamengo com volume de jogo e troca de passes, (pena não ter feito gol). 
Um dos principais jogadores do jogo foi o Lucas. Ele deitou e rolou na lateral e fez um bom jogo, diferentemente da última partida em que errava tudo o que tentava, como descrito por mim no último post. O triunfo ajudou a fazer as pazes com a torcida, e principalmente, valeu por recolocar o clube na zona de classificação para as semifinais.

O jogo começou com os dois times errando passes bobos até que aos 12 minutos em cobrança de falta central de Andrezinho, Loco Abreu desviou do goleiro, abrindo o placar. A vantagem logo no começo desmoronou o Olaria. O Botafogo chegava de três em três minutos em boas condições na área do rival. Quase sempre pela direita, com um Lucas em noite inspirada. Elkeson que estava muito marcado pela torcida, recebeu passe de Lucas e não perdoou: cheio de espaço, aos 23, bateu de pé esquerdo no canto direito do goleiro para ampliar e pôr fim a um jejum de 25 jogos e cinco meses e meio sem gol. Sai zicaa!!! 
Sua cara era de alívio, afinal havia muito tempo que não víamos uma partida boa e com objetividade de nosso camisa 9. Com a confiança 100% renovada e quase que no lance seguinte, Lucas deu um balão de cabeça no lateral adversário, colocou na frente e deixou Elkeson livre para escorar de cabeça e anotar 3 a 0, antes do fim do primeiro tempo. 
Veio o segundo tempo e o Botafogo se acomodou um pouco e chegou até levar um certo sufoco no começo mas nada que pudesse alterar o placar elástico que se desenhava.
Em um bom contragolpe alvinegro, Maicosuel achou rapidamente Loco Abreu, que apostou corrida lado a lado com o zagueiro para tocar na saída do goleiro e fazendo o quarto gol. Substituições a parte que quase não alteraram em nada a partida, exceto pela entrada de Felipe Menezes no lugar de Andrézinho que saiu contundido, os demais não fizeram diferença em campo. Nos dez minutos finais, ainda deu tempo de Felipe Menezes de ter um gol mal anulado de cabeça por impedimento, de Márcio Azevedo acertar a trave e de Maicosuel, para arredondar o placar, marcar o seu, aos 44, depois de receber a bola sozinho em direção ao gol e driblar o goleiro colocando números finais a partida. Fim de jogo e passa a régua. 

Uma boa vitória para manter a tranquilidade para a próxima rodada e passagem de fase, onde ai sim, começa o campeonato de gente grande!

Pra cima deles FOGÃOOOO!!

domingo, 5 de fevereiro de 2012

PORQUE TEM QUE SER SEMPRE ASSIM?



Saudações alvinegras... indignadas por sinal!

Impossível se desvencilhar desse lance absurdo e de outras atrocidades cometidas pelo Sr Pathrice Maia, juiz horrendo que apitou esse clássico.
Não dar o pênalti por si, sendo como foi já é revoltante. Agora dar cartão amarelo gratuito por simulação de falta onde houve a claramente a penalidade? Para que serve esses auxiliares nas linhas de fundo? Como este mesmo “ser” pôde dar cartão amarelo para o Marcio Azevedo por simulação no meio campo? Eu nunca vi isso na minha vida!
Olha sinceramente, eu já vi muitos erros contra nós (a nosso favor também, não vamos ser hipócritas), mas está beirando o RIDÍCULO já essas arbitragens tendenciosas contra o Botafogo.
   
O primeiro tempo foi movimentado e demonstrou um pouco da cara que o nosso técnico deu ao time. Infelizmente ou felizmente ela apareceu agora na quarta rodada, mas me deixa otimista daqui para frente. Tivemos uma eficiente marcação no tempo adversário e as famosas beliscadas fazendo com que os jogadores do Flamengo errassem passes curtos. Hoje posso dizer que o Botafogo jogou como Botafogo. Pressionando, tocando passes e contamos com um dia inspiradíssimo de Marcio Azevedo. Esse sim foi o cara do jogo, talvez fosse por hoje ter sido seu aniversário, oremos para ele jogar assim sempre ou para que ele “faça aniversário” em todos outros jogos.
Brincadeiras a parte, hoje eu percebi uma coisa. Estamos sim deficientes nas duas laterais, mas agora escancaradamente na Lateral Direita! O Lucas na minha concepção foi uma peça nada produtiva, subindo muito pouco e quando subia mal cruzava direito. Loco Abreu perdeu gols incríveis que ele como principal referência do ataque e matador não pode perder!
Está evidente que as melhores chances de gol sempre foram do lado do Botafogo. A primeira delas foi num belo chute de Andrezinho, com apenas um minuto de jogo. O meia acertou o travessão com uma bomba em que o goleiro ficou apenas olhando. O Flamengo só assustou uma única vez numa cabeçada que o Jefferson foi buscar a bola no ângulo mostrando porque é o goleiro da seleção. O Botafogo voltou a levar perigo novamente com Andrezinho acertando novamente a trave numa belíssima cobrança de falta. Fim de primeiro tempo: o gol e juiz engasgados nas gargantas alvinegras.
Veio o segundo tempo e a empolgação rubro-negra no comecinho não durou muito e o Botafogo passou a tomar as rédeas da partida novamente. Num cruzamento pela direita, Elkeson obrigou Felipe a fazer linda defesa e, no rebote, Loco Abreu perdeu gol incrível.
Num jogo em que se mostrava equilibrado, um lance acabou mudando o ritmo dos minutos finais. O volante Willians fez falta no lateral-direito Lucas e, inconformado com a decisão do árbitro, reclamou de forma acintosa. Não satisfeito em receber o cartão amarelo, ele continuou afrontando o árbitro e foi expulso. Com isso o Flamengo passou apenas a se defender e viu o Botafogo desperdiçar boas chances. Já nos acréscimos, Loco Abreu teve novamente uma grande chance, mas Felipe evitou o nosso gol, deixando o placar da mesma forma que começou. Domínio alvinegro mas que não resultou em gol. 
Aliás, não era um clássico de gols. Era clássico de travessão e de FLApito. 
O travessão não tem time, mas o juiz...

Que venha o próximo jogo e com novas e boas perspectivas!
Avante Fogãoo!

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

VIRADA E DECEPÇÃO


Saudações Alvinegras!

O time é fraco, é praticamente o mesmo de 2011! Será que a diretoria já percebeu? Procurar jogadores agora é o mesmo que procurar restos. Não temos laterais e nem zagueiros. 
A coisa tá feia... a coisa ta preta!
O time do Botafogo não acerta um cruzamento e mesmo assim, insiste na jogada. A desculpa é que estamos ainda no começo do campeonato e o time está se “entrosando” (o detalhe que é praticamente o mesmo time do ano passado). Ou seja, se é o mesmo time e estamos carecas (se não está, você vai ficar) de saber que este mesmo elenco, nos deixou a ver navios e caiu de produção inexplicavelmente, demos com burros n´água!
O fato de não ter banco já nem falo mais. A improvisação já começou.
Isso é inadmissível! Lucas Zen que jogou de LD perdeu uma bola que foi usada como contra ataque para o Madureira que chegou a marcar o gol, mas o tento foi anulado por impedimento. No entanto, o jogador do Madureira estava em posição legal. Desespero e despreparo.
Logo saíra o gol deles... Tomamos gol em bobeira da zaga onde ninguém subiu para tirar a bola. Um a zero e bate cabeças em campo. Temos três meias que se não aproximam um do outro. Eis que me pergunto: Pra que manter o esquema se não tem adiantado nada? Elkeson não tem condições de ser titular. Era só balão pra grande área atrás da cabeça solitária de Abreu.
Não confiam ou não tem segundo atacante? Vão esperar o Jobson e torcer pro tempo passar logo? Herrera e Caio não servem? CONTRATA ENTÃO!
Fim de primeiro tempo e atrás no placar.

No início do segundo tempo, o Botafogo ainda insistia nos cruzamentos. No entanto, a defesa do Madureira rebatia todas as tentativas e mesmo as que passavam, ninguém conseguia desviar para o gol. Antes da parada técnica, Maicosuel tabelou com Andrezinho e chutou em cima do goleiro. Foi a única jogada lúcida do time com trocas curtas de passe. A torcida já se irritava, até que o Caio entrou em campo e em seu primeiro lance, mostrou serviço. Ele invadiu a área pela esquerda e foi derrubado. Pênalti e esperança renovada!
Herrera pega a bola e bate forte no canteiro como de costume. Gol de empate!
Com o gol, o Botafogo seguiu pressionando e acabou em uma jogada de sorte “recompensado” já perto do fim da partida com um gol contra do jogador do Madureira e virando o jogo para o Botafogo.
Até então, uma vitória suada, não tão merecida é verdade, mas valia a liderança do grupo e fôlego para enfrentar o Flamengo.
Só esqueceram que o jogo não tinha acabado.. Foi uma vergonha virar e faltando um minuto o jogador deles receber a bola sozinho sem ninguém para marcar. Onde estava a marcação e o AC? Gol de empate e fim de jogo decepcionante.

Que domingo nem 0,01 disso se repita para poder apagar esses dois últimos jogos medíocres que o Botafogo fez.

Torcer sempre, mesmo revoltado.
Abraços.

domingo, 29 de janeiro de 2012

EMPATE SEM GRAÇA

Saudações galera alvinegra!

Que jogo foi esse? Time totalmente desorganizado em campo, insistência na inoperância de Elkeson que esqueceu seu futebol no 1º turno do BR11.
Faltou um pouco de tudo ao Botafogo neste empate por 0 a 0 com o Nova Iguaçu, neste domingo. Organização para encaixar a transição do meio ao ataque, presteza e eficiência para aproveitar as poucas chances criadas, inspiração para desmontar a forte marcação adversária.
Loco Abreu esteve fora do raio de visão e principalmente dos criadores do time(e olha que temos 3 em campo) o jeito foi apelar para bolas paradas e cruzamentos(de novo, já vi esse filme e não gostei). Tudo isso foi em vão.

O Botafogo sofreu para encontrar espaços no primeiro tempo, tanto que não teve nenhuma chance clara de gol nos primeiros 45 minutos incrívelmente!!
Praticamente não há o que comentar de um 1º tempo tão ruim. No segundo tempo, o Glorioso voltou “um pouco melhor.” Está difícil escrever sobre os nossos melhores momentos, podem acreditar! Logo no começo aos seis minutos, o Botafogo criou duas chances: uma com o zagueiro Antônio Carlos, que se aventurou no ataque rolando a bola para trás e a zaga cortou, e outra com Elkeson num raro momento de lucidez que até fez uma boa jogada pela direita. Vendo que nada mudava em campo, Oswaldo mudou o esquema e repetiu a substituição, que deu certo na estréia contra o Resende: colocou Herrera no lugar de Elkeson, e o time passou a atuar no 4-4-2. E o time ficou “um tanto mais agressivo” tanto que antes da parada técnica tivemos duas chances de gols. Uma com Maicosuel, que chutou em cima do zagueiro, e outra com Loco Abreu, que recebeu livre na área e quase marcou.
Depois, o jogo ficou praticamente um duelo de ataque contra defesa, mas sem muita organização. Já perto do fim do jogo, o treinador tirou Andrézinho, que pra mim foi erroneamente e colocou Caio, ficando com três atacantes em campo achando que algo mudaria. Ledo engano. O Botafogo foi na base do desespero para o ataque e não conseguiu fazer o gol.

Observações a serem feitas: li muitas críticas ao time e concordo em partes. Quanto ao time, como sempre estamos sendo precoces nos comentários.  Pelo jogo de semana passada e esse, não dá ainda para falar que o time é bom e nem pelo de hoje falar que é ruim.
Estamos na segunda rodada ainda e o clube sabe que tem que contratar, principalmente defensivamente (laterais e zagueiros).

Vamos acordar diretoria! Precisamos de ELENCO!

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

UHHHHHHH EL LOCOO! 32 GOLS NO ENGENHÃO

Saudações galera alvinegra!
Com os dois gols anotados sobre o Resende, no último domingo, Loco Abreu chegou à marca de 32 no Engenhão, disparando na conta que tem o companheiro Herrera, ex-líder, com 28. Curiosamente, o rival de domingo, é a maior vítima, tendo levado cinco gols, todos marcados de cabeça pelo uruguaio. Antes, o Vasco havia sofrido quatro. Vale lembrar que quem atuou mais vezes no estádio foi o meia Lúcio Flavio, inaugurado em 2007. 
Loco ocupa o topo da artilharia do Campeonato Carioca, ao lado de Jael, do Flamengo, e o zagueiro Luiz Alberto, do Boavista. Apesar de já ter jogado a competição duas vezes, ainda não sagrou-se goleador, ficando atrás de Vagner Love, do Fla, em 2010, e Fred, do Flu, e Frontini, do Boavista, em 2011. Ao todo, são 53 gols em 89 vezes que entrou em campo com a camisa alvinegra. A próxima chance do uruguaio ampliar a marca é no domingo que vem, contra o Nova Iguaçu, no estádio de Moça Bonita, pela segunda rodada.
FOGOOOOOOOOOOOOOOOOOO!!

domingo, 22 de janeiro de 2012

SE FOSSE FÁCIL NÃO SERIA O BOTAFOGO: 3X1


Saudações galera alvinegra!

Primeiro post sobre um jogo oficial e nada mais Botafogo do que o título do texto: “Se fosse fácil não seria Botafogo.” Mas o time passou no seu primeiro teste em 2012.

Um jogo com dois tempos totalmente distintos. No primeiro tempo um time avassalador que criava muitas chances, mas que as mesmas não entravam.
Tal como a bola chutada pelo Márcio Azevedo que bateu nas duas traves e não entrou. Como disse o locutor: tem certas coisas que só acontecem ao Botafogo. Incrível que não tenha entrado. Logo em seguida mais um chutaço de fora da área do Renato que explodiu no travessão e levou a galera ao famoso grito Uhhhhhhhhhh entalado na garganta.
Passado mais alguns minutos de pressão, após bons passes e deixadas de bola, a bola sobra para Andrézinho que é derrubado na grande área. Pênalti!
Torcida confiante e empolgada porque quem pega a bola é Abreu. Loco olhou bateu e... desta vez o goleiro do Resende defendeu a cobrança.
Mesmo com o baque da perda do pênalti, a torcida alvinegra presente incentivou e deu força ao centroavante.
Mas não demorou para que novas oportunidades surgissem. Dono do jogo na metade final da etapa, Renato que jogou muito, tabelou com Andrezinho para redimir Loco Abreu, deixando-o de frente para gol, sozinho. Foi só concluir, de cabeça para aliviar a pressão da estréia.
Infelizmente tomamos um gol bobo de empate já no fim do jogo, por meio de uma cobrança de falta desviada no meio do caminho que enganou Jefferson. Banho de água fria na equipe, que saiu para o intervalo irritado com o número de chances perdidas, que agora fazia falta. 
Veio o segundo tempo e o Botafogo deu uma “travada”. Aquele time impetuoso e insinuante, estava girando a bola de um lado para o outro e não levava perigo ao gol adversário. O tempo passava e enquanto todos já começavam a ficar aflitos, o goleiro do Resende sai mal em um corte de cruzamento e a bola sobra limpa para Maicosuel chutar para o gol e tirar a pressão.
Para não deixar dúvidas do alívio que o gol de desempate trouxe, o time aproveitou o embalo e no ataque seguinte resolveu a situação, com mais um de Loco, após cruzamento de Herrera, que entrara há pouco: 3 a 1 e alegria nas arquibancadas. 
O gol deu a tranqüilidade necessária para o Fogão tocar a bola, sempre sob a batuta de Renato e Andrézinho. No fim, Loco Abreu ainda quase deixou o seu terceiro, em belíssima jogada na área, com direito a balão no zagueiro e petecadas para a loucura da torcida. 
Vitória suada, mas importante para largar na frente.

Pontos a destacar: Loco Abreu deu show na área adversária e como sempre frio e calculista mesmo perdendo pênalti... Renato encantou no meio campo!
Pontos um tanto negativas: sobras nas subidas dos laterais e chutões (falsos lançamentos) e o azar na cobrança de falta que tomamos gol.

Mas é isso! Primeiro jogo e os três primeiros pontos!

FOGOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!! 

domingo, 15 de janeiro de 2012

DIA DE BOTAFOGO EM CAMPO


Saudações galera alvinegra!

Hoje dia 15/01 domingo, foi um dia de vitória e derrota do nosso Glorioso. Se por um lado o time profissional, mesmo fazendo seus gols no segundo tempo no jogo treino diante do BoaVista, venceu pelo placar de 3x0 a sua partida. Por outro lado nossos meninos perderam a classificação para as oitavas de final da Copinha nos pênaltis por 3x1 após empate no tempo normal por 2x2 com o Vitória da Bahia.

Profissionais
Começou o ano de 2012 para o nosso Glorioso. O Botafogo saiu vitorioso do seu primeiro desafio ao bater o Boavista, por 3 a 0, neste domingo, em Saquarema. Os gols da partida foram marcados por Herrera e Felipe Menezes (2), no segundo tempo.
Foi apenas o primeiro teste do Botafogo sob o comando do técnico Oswaldo de Oliveira, mas Andrezinho já mostrou ter sido uma boa contratação. Apesar do seu bom rendimento, os titulares não saíram do 0 a 0 nos primeiros 45 minutos com o Boavista. Mas na verdade o Botafogo para chegar à vitória, contou com os reservas para vencer o jogo-treino por 3 a 0, com destaque para Felipe Menezes, autor de dois gols e uma assistência.
A parte triste da partida e para a torcida alvinegra, que estava empolgada em ver novamente Jobson em campo, ficou frustrada, já que o atacante não entrou em campo por precaução da cúpula alvinegra devido ao seu tempo ainda de afastamento do futebol pelo caso de doping que só terminará em Março.

A escalação do Botafogo no primeiro tempo foi: Jefferson, Lucas, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Márcio Azevedo; Marcelo Mattos, Renato, Maicosuel, Andrezinho e Elkeson; Loco Abreu.
No segundo tempo Oswaldo colocou em campo: Renan (Milton Raphael), Gabriel, Matheus, Brinnes e Renan Lemos (Elber); Lucas Zen, Felipe Menezes, Caio (Vitinho) e Willian (Jeferson); Alex (Cidinho) e Herrera.

O Botafogo estréia no dia 22/01 pelo Campeonato Carioca, contra o Resende, no Engenhão.

Juniores
Depois de fazer uma primeira fase muito boa, com 100% de aproveitamento (3 vitórias em 3 jogos), o Botafogo enfrentou muitas dificuldades diante do Vitória e esteve atrás no placar por duas vezes, até os 49 minutos do segundo tempo, quando o zagueiro Dória fez seu segundo gol de cabeça e empatou a partida em 2 x 2 novamente.
A decisão foi para os pênaltis, mas o sofrimento no tempo normal não adiantou muito. O Botafogo perdeu 3 penalidades e foi eliminado da Copa São Paulo de Futebol Juniores.  
Como no jogo anterior cometeu erros na zaga que culminaram nos gols do Vitória que abriu o placar logo no começo do jogo, mas o Botafogo conseguiu o empate aos 22 minutos ainda no primeiro tempo, com um gol de cabeça do zagueiro Dória, depois de um escanteio. No segundo tempo, o jogo continuou ruim tecnicamente, e em nova falha da zaga, o jogador do Vitória chutou uma bola que bateu no travessão e na sobra, o jogador baiano colocou a bola para dentro, fazendo 2x1. O Botafogo jogava de forma atabalhoada e pouco criou. Só que aos 49 minutos do segundo tempo conseguimos empatar depois de outro escanteio com mais um gol do zagueiro Dória. Com 2 x 2 no placar, a decisão foi para os pênaltis. Fim de jogo emocionante e alegria alvinegra, mas que infelizmente terminou nas cobranças de penalidade.
A estrela do goleiro do Vitória, com duas defesas e um chute do jogador do Botafogo para fora e apenas um convertido de nosso lado, fomos eliminados da Copa SP de Futebol Juniores de 2012.

Fica-se a dor de uma eliminação, mas a certeza que esses meninos lutaram até o fim para arrancar o empate nos minutos finais.

Esse jogo serve como lição tanto para o time profissional quanto para os meninos que a partida e a esperança de um resultado melhor só acabam quando o juiz apita o fim da partida!

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

ENFIM, PUMA É OFICIALMENTE ANUNCIADA COMO FORNECEDORA DE MATERIAL ESPORTIVO.


Saudações alvinegras!


Enfim o Botafogo de Futebol e Regatas anuncia parceria com a PUMA, uma das empresas líderes mundiais de sportlifestyle. Com o acordo, a gigante alemã se torna responsável pelo desenvolvimento de todo material oficial de performance do Glorioso. O lançamento da coleção está previsto para março. Até lá, a equipe utilizará modelos provisórios, fornecidos pela empresa, porém sem a sua logomarca. 
“Estamos muito satisfeitos e entusiasmados com a parceria. Nossa camisa respira história, já vestiu alguns dos grandes craques de todos os tempos e é conhecida no mundo inteiro. E o mesmo podemos falar da PUMA. É uma das maiores empresas do ramo, está habituada a vestir campeões e saberá cuidar de nosso uniforme como ninguém. Essa oportunidade de estarmos juntos nos enche de orgulho", declara o Presidente do Botafogo, Mauricio Assumpção. 

Segundo Carlos Laje, Gerente Geral da PUMA América Latina, a empresa está muito animada com a nova parceria. 
“O Botafogo e a cidade do Rio de Janeiro, mundialmente conhecida pelo mix de esporte e estilo de vida, estão em perfeita sinergia com os valores da empresa. A alegria, o entusiasmo e a paixão pelo Botafogo fazem dessa parceria uma combinação perfeita. Nossa associação com o time irá consolidar ainda mais a posição da PUMA como uma das principias marcas esportivas do mundo", diz.
“Nós estamos muito satisfeitos em fortalecer nosso portfólio com um clube brasileiro tão bem sucedido como o Botafogo. A história e torcida desse time são únicos e nos permitirão expandir, ainda mais, nossa marca no futebol, além de oferecer aos nossos clientes e parceiros produtos inovadores e novos conceitos de marketing”, afirma Roberto Goldminc, Presidente da PUMA Brasil.
O Botafogo se torna peça-chave de comunicação na estratégia de futebol da PUMA América Latina, unindo-se a times como o Pumas UNAM do México, Independiente da Argentina, Universidad Católica do Chile e Peñarol do Uruguai. A marca tem parceria com diversas seleções internacionais como Itália, República Tcheca, Suíça, África do Sul, Camarões, Gana, Costa do Marfim, Argélia, Chile e Uruguai. Além de patrocinar jogadores de prestigio internacional como Sergio ‘Kun’ Aguero, Radamel Falcao, Samuel Eto’o, Cesc Fabregas, Yayá Touré, Thierry Henry, entre outros. 

Sobre a marca

A PUMA é uma das empresas mundiais líderes de sportlifestyle que projeta e desenvolve calçados, vestuário e acessórios. Está comprometida em trabalhar de forma a contribuir com o mundo apoiando a Paz, a Criatividade e a Sustentabilidade SEGURA, e permanecendo fiel aos valores de Integridade, Honestidade, Positividade e Criatividade nas decisões e ações tomadas. A PUMA começa no Esporte e termina na Moda. Suas etiquetas de Desempenho Esportivo e Lifestyle incluem categorias como Futebol, Corrida, Motorsports, Golf e Sailing. A etiqueta Black label apresenta as co-autorias de designers reconhecidos como Alexander McQueen, Yasuhiro Mihara e Sergio Rossi. O Grupo PUMA detém as marcas PUMA, Tretorn e Hussein Chalayan. A empresa, que foi fundada em 1948, distribui seus produtos para mais de 120 países, emprega mais de 9.000 pessoas em todo o mundo e tem suas sedes em Herzogenaurach/Alemanha, Boston, Lo
ndres e Hong Kong.


Fonte: Site Oficial BFR

VITON44 É O NOVO PATROCINADOR MASTER DO BOTAFOGO


Saudações Alvinegras!


Depois de negociações que começaram ainda em outubro de 2011, o Botafogo veio a público anunciar oficialmente a conclusão das negociações com a empresa Viton 44, que conduziram o produto Guaraviton à condição de Patrocinador Master da camisa oficial do clube para o ano de 2012. A parceria agora se ampliará para outras áreas do uniforme. Além do peito e de ambas as mangas, na frente e nas costas, a barra de camisa inferior complementa um ativo de grande visibilidade.
O contrato vai até o fim de 2012 e prevê, como contrapartidas adicionais, camarote no Stadium Rio, exposição da marca no CT João Saldanha, em placas no estádio, no telão e nos backdrops do clube. Além disso, estão em desenvolvimento outras ações de ampliação da parceria, como produtos licenciados pela Viton 44 com as cores alvinegras.
A logo da Guaraviton já estará estampada na camisa de estreia do time no Campeonato Carioca e a parceria é considerada estratégica, tanto pela Viton 44, quanto pelo Botafogo.

O apoio da Viton 44 é fundamental e nos dá um fôlego adicional para a temporada 2012. Vamos trabalhar ainda mais para que a parceria se confirme um grande sucesso comercial e esportivo" finaliza o presidente Maurício Assumpção.



Fonte: Site Oficial BFR

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

BOTAFOGO VENCE DE VIRADA E SE CLASSIFICA NA COPA SP JR

Saudações alvinegras!!

É com o trecho da música da saudosa Beth Carvalho que começo esse post:
♫ Esse é o Botafogo que eu gosto... Esse é o Botafogo que conheço!!♫

LÍDER E CLASSIFICADO COM 100% DE APROVEITAMENTO!!

O Botafogo havia vencido seus primeiros dois jogos pelo placar de 2x0 (Americano-MA e Vila Nova- GO) e hoje fechou sua participação na primeira fase ganhando de virada. Foi uma vitória empolgante por 4x2 após o time tomar dois gols ainda no começo do jogo em bobeadas da zaga alvinegra. O susto no início, no entanto serviu para acordar o Botafogo. O São José-SP abriu dois gols de vantagem, mas não suportou a qualidade técnica e física do nosso Glorioso, que embalou e fez 4 a 2, com dois gols de Sassá, Wellington e Otávio fecharam o placar. No último minuto da partida, ainda houve tempo para que o goleiro Andrey fosse bater uma falta próximo da área. E o camisa 1, que já tinha se destacado fazendo duas belas defesas no segundo tempo, acertou o travessão na cobrança, quase marcando o quinto gol do Botafogo. Fim de jogo e festa alvinegra em campo e nas arquibancadas!

O Botafogo se classificou para a segunda fase da Copa SP de Futebol Jr no Grupo W e com o resultado agora espera o 7º melhor segundo colocado para saber contra quem e onde vai enfrentar o adversário na próxima fase da competição.

Parabéns base do Fogão!!
Mostrando que em breve colheremos muitos frutos!!

2012 é nosso! 

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

MUDANÇAS PARA 2012


Saudações galera alvinegra!
Feliz 2012 para todos alvinegros que tem uma Estrela Solitária em vez de um coração em seu peito a guiá-los pelos infortúnios da vida!

Mais um inicia-se como tantos outros e com ele algumas novidades... ou não!??
O caminhão de mudanças alvinegro chegou junto com o Ano novo, técnico novo, camisa nova(?), novos jogadores(só foram 2 por enquanto, Brinner e Andrézinho), a volta do Jobson como principal “aposta”( de novo) e a reeleição de MA para o triênio 2012-2015.

Reeleição
Empossado novamente como presidente do Botafogo, Mauricio Assumpção inicia a nova fase com novidades na cúpula de futebol. O próprio mandatário e um colegiado com outros seis diretores tomarão as decisões no setor, descentralizando o poder de Anderson Barros.
É galera... não foi desta vez que nos livramos do AB, mas já serve como alerta para dizer que o ano de 2011 foi um caos total e que não se pode errar. Pra mim, quando o resultado não vem, então tem que se mudar. O Gerente de futebol não tem conseguido êxito na sua administração a mudança seria o caminho natural, mas lá em GS isso não acontece. Certas coisas não deveriam acontecer ao Botafogo!

Novo técnico
Após o melancólico fim do Campeonato Brasileiro de 2011 e quase um mês de férias, os jogadores do Botafogo vão retomar as atividades nesta quarta-feira. A reapresentação do time está marcada para o CT João Saldanha, em Gal. Severiano. O novo técnico Oswaldo de Oliveira entrará em contato pela primeira vez com os atletas alvinegros.
Espero que seja o prenúncio de novos ares e que o deixem trabalhar caso não apareça resultados logo no começo.

Novela Mexicana
O imbróglio que se tornou o acerto com a marca Puma fará com que o time use o mesmo uniforme até que se faça o pronunciamento e apresentação dos novos jogos de camisa para esse ano.

Time para 2012
Com relação ao plantel, tivemos algumas boas notícias. Jogadores se foram como: Everton, Alessandro, Alexandre Oliveira, Léo e Thiago Galhardo. Cortês acabou sendo vendido para o São Paulo para a manutenção do goleiro Jefferson e no final das contas precisamos contratar jogadores para a lateral e para a zaga. Há especulações que o Botafogo tente contratar o zagueiro/lateral esquerdo o chileno Rojas e a pedido do novo técnico, a contratação de Túlio Tanaka para fechar a zaga. Segundo a diretoria mais contratações serão feitas no meio do ano para o BR12.

Atual elenco do Botafogo:

3 GOLEIROS: Jefferson; Renan e M. Raphael
Mesmo sondado por clubes europeus, Jefferson ficará.

2 LATERAIS: Lucas e M. Azevedo
Com a saída de Cortês, a lateral esquerda será prioridade para 2012. No outro lado, Lucas é o titular e, ao que tudo indica, seguirá absoluto.

4 ZAGUEIROS: A. Carlos; F. Ferreira(?); Gustavo(?) e Brinner.
Gustavo e Fábio Ferreira ainda não renovaram contratos e com isso temos somente Antônio Carlos e Brinner(recém contratado).

4 VOLANTES: M. Mattos; Renato; Lucas Zen e Somália
Destes, apenas Somália não deve ficar em 2012. Os outros três têm vínculo, no mínimo, até 2014.

6 MEIAS: Andrezinho; Maicosuel; Elkeson; F. Menezes; Bruno e Cidinho.
Andrezinho chegou para ser titular. Elkeson e Maicosuel, titulares em 2011, terão de lutar para não ficar no banco.

6 ATACANTES: Loco Abreu; Herrera; Caio; Alex; Jobson e Willian
Com a chegada de Jobson, alguns jogadores podem ser emprestados. Caio e Willian são os nomes mais prováveis. Os outros seguirão no elenco alvinegro.
 

A nossa estréia na Taça Guanabara será no dia 22 contra o Resende no Engenhão.
Que seja um ANO GLORIOSO para NÓS!
Amém!