sexta-feira, 8 de abril de 2011

TIME DE CAMBURÃO? O NOSSO, É NO BOM SENTIDO!


Time de camburão? 
Porque esse time ficou conhecido por esse nome?
Essas foram as perguntas que me fiz quando me deparei com esse nome! Decidi então pesquisar para descobrir o porque desse apelido de o Time de Camburão. Esse GRANDE time conseguiu estabelecer dois recordes dentro do futebol nacional. O clube é o detentor da maior sequência de invencibilidade da história do futebol brasileiro, 52 partidas, num período de 10 meses (entre 1977 e 1978). Com esta sequência, o clube também conseguiu a maior série invicta do Campeonato Brasileiro: 42 jogos. A respeito dessa marca há uma curiosidade. A seqüência invicta foi perdida numa derrota frente ao Grêmio, com um gol marcado pelo atacante Renato Sá. Anos depois, o Flamengo se igualaria ao alvinegro a nós. Até que o mesmo Renato Sá, dessa vez jogando pelo Botafogo, fez o gol da vitória do Glorioso sobre o rubro-negro. Os dois times, Botafogo e Flamengo, compartilham esse recorde de 52 partidas sem derrotas. Nestes dois anos, o alvinegro ficou, respectivamente, em 5° e 8° lugar no torneio nacional. Infelizmente esse time não conseguiu ser campeão

Em 1976, o clube passava por sérios problemas financeiros, ficou sem campo até para treinar. Abatido psicologicamente com a venda da histórica sede de General Severiano para a Vale do Rio Doce, em 1976, o Botafogo chegou ao ano da graça em 1977. No dia 12 de agosto de 1977, quando o futebol botafoguense completou 73 anos de idade, conseguiu transferir suas atividades para o subúrbio da cidade, no bairro de Marechal Hermes, onde construiu um outro estádio, inaugurado no ano seguinte. 
O fato é que, trocando e comprando, diante da atual situação em que o clube se encontrava, de repente o Botafogo viu-se transformado numa espécie de refúgio de jogadores talentosos, famosos e problemáticos misturados aos poucos que as divisões de base tinham revelado. Porém, nesta fase o Botafogo montou um time incrívelComo num passe de mágica, de uma hora para outra passaram a desfilar com a camisa da Estrela Solitária nada menos do que Perivaldo, Manfrini, Mário Sérgio, Renê, Rodrigues Neto, Gil, Dé, Ubirajara Alcântara e Paulo César Lima, que se juntaram a Osmar, Ademir Vicente, Luisinho Rangel, Bráulio e outros.
Foi então que num belo domingo de sol e clássico no Maracanã, o repórter-radiofônico Deni Menezes encontrava-se à espera do ônibus que conduzia a delegação alvinegra. Dotado de rara sensibilidade e extrema ironia, Deni, em determinado momento, abriu o microfone e chamou o comando da jornada esportiva:

– Atenção, José Carlos: acaba de chegar ao Maracanã o Time do Camburão…

E o Time do Camburão passou a integrar o a história do Maracanã como aquele que reuniu o maior número de nômades que o futebol brasileiro tem notícia. Pelo menos até os dias atuais.

Um comentário:

  1. Muito legal a informação. E amanhã, o Botafogo vai passar o rolo em cima do urubu.

    ResponderExcluir