sábado, 19 de março de 2011

BOTAFOGO X VASCO


Clássico Alvinegro Carioca (Ou "Da Amizade")

O primeiro confronto entre Botafogo e Vasco ocorreu em 22 de abril de 1923, em General Severiano, válido pelo Campeonato Carioca daquele ano. A partida terminou 3 a 1 para o Vasco, com gols de Mingote, Paschoal e Cecy. Nilo descontou para nós.
Na história do futebol mundial, não existe maior diferença de vitórias entre duas equipes em um clássico como a entre Vasco e Botafogo. Atualmente, a superioridade dos vascaínos chega a 53 vitórias (134 contra 81). Durante os quase noventa anos de confronto, a diferença foi aumentando tanto que imaginar uma reviravolta é praticamente impossível. Nem sendo o botafoguense mais otimista do mundo, conseguiremos reverter.Mas quem sabe um dia....
Esta vantagem foi construída desde o início deste histórico, desde 1923. Afinal, a primeira vitória do Botafogo sobre o Vasco aconteceu apenas no 16º duelo. Neste período, o clube de São Januário já contabilizava nove vitórias sobre nós, alvinegros.
O Vasco seguiu aumentando a diferença conforme os anos se passavam. Entre 1940 e 1960, os cruz-maltinos conquistaram duas vezes mais vitórias que o Glorioso. Somente entre 60 e 70 o Alvinegro conseguiu alguma vantagem sobre o seu rival. Ainda assim, o Botafogo conseguiu apenas três triunfos a mais. Nos anos 70, o Vasco deu o troco no Alvinegro teve mais do que o triplo de vitórias sobre o rival (21 a 6). E a vantagem seguiu aumentando com o tempo. Apenas neste século, as vitórias se igualaram novamente. 
Contudo, historicamente, o Botafogo nunca foi vice-campeão do Vasco. Em todas as decisões, o Botafogo sagrou-se campeão frente ao Bacalhau.
Mais um capitulo dessa história será escrita nesse domingo, espero que seja mais uma vitória para nos consolidar na primeira colocação do grupo B.
Rumo ao Bicampeonato! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário