Clássico Alvinegro Carioca (Ou "Da Amizade")
O primeiro confronto entre Botafogo e Vasco ocorreu em 22 de abril de 1923, em General Severiano, válido pelo Campeonato Carioca daquele ano. A partida terminou 3 a 1 para o Vasco, com gols de Mingote, Paschoal e Cecy. Nilo descontou para nós.
Na história do futebol mundial, não existe maior diferença de vitórias entre duas equipes em um clássico como a entre Vasco e Botafogo. Atualmente, a superioridade dos vascaínos chega a 53 vitórias (134 contra 81). Durante os quase noventa anos de confronto, a diferença foi aumentando tanto que imaginar uma reviravolta é praticamente impossível. Nem sendo o botafoguense mais otimista do mundo, conseguiremos reverter.Mas quem sabe um dia....
Esta vantagem foi construída desde o início deste histórico, desde 1923. Afinal, a primeira vitória do Botafogo sobre o Vasco aconteceu apenas no 16º duelo. Neste período, o clube de São Januário já contabilizava nove vitórias sobre nós, alvinegros.
O Vasco seguiu aumentando a diferença conforme os anos se passavam. Entre 1940 e 1960, os cruz-maltinos conquistaram duas vezes mais vitórias que o Glorioso. Somente entre 60 e 70 o Alvinegro conseguiu alguma vantagem sobre o seu rival. Ainda assim, o Botafogo conseguiu apenas três triunfos a mais. Nos anos 70, o Vasco deu o troco no Alvinegro teve mais do que o triplo de vitórias sobre o rival (21 a 6). E a vantagem seguiu aumentando com o tempo. Apenas neste século, as vitórias se igualaram novamente.
Contudo, historicamente, o Botafogo nunca foi vice-campeão do Vasco. Em todas as decisões, o Botafogo sagrou-se campeão frente ao Bacalhau.
- Mais um capitulo dessa história será escrita nesse domingo, espero que seja mais uma vitória para nos consolidar na primeira colocação do grupo B.
- Rumo ao Bicampeonato!
Nenhum comentário:
Postar um comentário