segunda-feira, 28 de março de 2011

HOMENAGEM AO NOSSO ETERNO MAURÍCIO 89



Como prometido ao Maurício de Oliveira Anastácio, ou Maurício 89, faço essa homenagem a um dos maiores ídolos do clube. O homem responsável por terminar com o jejum de 21 anos sem títulos em cima de nosso maior rival. A sua simplicidade e sua emoção diante de todos botafoguenses presentes no Feijão no Fogão, pudemos comprovar a grandeza desse HOMEM.
Deus o iluminou com o poder de decisão, deu a ele o Gol mais importante de sua carreira e a veneração de todos alvinegros espalhados por todo essa país diante de tal feito. Creio EU, que essa seja a lembrança mais doce e marcante que um jogador pode ter de sua torcida, além é claro da conquista do título de 89.
Maurício começou a carreira no América Futebol Clube, despontando para o cenário do futebol como um ponta-direita impetuoso e decisivo.  Jogou no Botafogo em 1986 e 1987, transferindo-se ao Internacional de Porto Alegre, onde conquistou o vice-campeonato brasileiro de 1987. Voltou ao Botafogo para conseguir sua maior glória. Ser Campeão Carioca em 1989, marcando o gol decisivo contra o Flamengo, tirando o Botafogo da fila desde 1968. Jogou ainda pelo Celta de Vigo/Espanha, Grêmio, Internacional (onde conquistou a Copa do Brasil de 1992 e o bicampeonato gaúcho 1992/1993) e Portuguesa de Desportos. Teve passagem pela Seleção Brasileira em pré-olímpicos e um jogo pela seleção principal em 1991.
O GRANDE MOMENTO DA CARREIRA
O Botafogo havia conquistado seu último título em 1968. Em 1989 o time fez uma bela campanha. Vice campeão da Taça Guanabara no primeiro Turno e Campeão da Taça Rio – segundo turno. Conquistou o direito de decidir a competição contra seu arquirival – o Flamengo. Tendo um time sólido formado por jogadores experientes como Gottardo, Mauro Galvão, Carlos Alberto Santos, Josimar, Paulinho Criciúma, Vitor, Luisinho e outros destacados jogadores sob o comando de Valdir Espinosa. Do outro lado tinham grandes jogadores como: Zico, Jorginho, Aldair, Bebeto, Renato e Leonardo além de Telê Santana no banco de reservas. No primeiro jogo empate em 0-0 no dia 18/06/1989. O segundo jogo ocorrreu numa quarta-feira, dia 21/06/1989, onde brilhou a estrela de Maurício, marcando o gol mais importante de sua carreira. Maurício sempre comenta que jogou a grande final com sérios problemas de saúde.  Febril no intervalo, ouviu no vestiário do "mago" Nilton Santos que ia fazer o gol: "Vai lá e faz o gol do título, pois você está com a camisa da sorte.  Era a 7 de Garrincha, de Jairzinho, de Rogério e de Zequinha. Esse time ficou conhecido pelo número mágico: 21 (21 de junho de 1989, 21ºC, gol aos 12 min, que é 21 ao contrário, o Mazolla, 14 cruza para o Mauríco, 7 etc);
FICHA COMPLETA DA FINAL DA GRANDE FINAL
Botafogo 1 x 0 Flamengo
Data: 21 de junho de 1989.
Local: Maracanã
Gol de Maurício, aos 12 minutos do segundo tempo.
Juiz: Walter Senra.
Público: 56.412 pagantes.
BOTAFOGO: Ricardo Cruz, Josimar, Wilson Gotardo, Mauro Galvão e Marquinhos. Vítor, Carlos Alberto Santos e Luisinho; MAURÍCIO, Paulinho Criciúma e Gustavo (Mazolinha).
Além destes campeões, devemos lembrar dos demais jogadores: Jéfferson, Washington, Mongol, Jocimar, Milton Cruz, Gabriel, Vanderlei, Edsilson, Varela, Luis Cláudio, Carlos Magno, Marinho e Renato. Técnico: Valdir Espinosa.
FLAMENGO: Zé Carlos, Jorginho, Aldair, Zé Carlos Nascimento e Leonardo. Aílton, Renato e Zico (Marquinhos); Alcindo (Sérgio Araújo), Bebeto e Zinho. Técnico: Telê Santana.


Nossos eternos e sinceros agradecimentos Maurício!!

3 comentários:

  1. Parece que foi ontem! Ficou marcado na lembrança e no coração!
    Carlos, a voz da família botafoguense junta-se a sua para dizer: Obrigado Maurício! Obrigado a todos os jogadores que marcaram e que deram alegria aos corações alvinegros!
    Adriane

    ResponderExcluir
  2. Quando penso que estava lá no Maracanã assistindo o Maurício nos dar essa alegria interminável não resisto e grito bem alto: QUE PRIVILÉGIO SER BOTAFOGUENSE.
    Texto impecável! Maurício merece ser venerado! A presença dele no Feijão no Fogão SP foi algo sublime e emocionante. DÁ-LHE FOGÃO!!!
    SAMUCA SAMPA

    ResponderExcluir